Vasco

VASCO

Vasco pode garantir hoje a volta à primeira divisão

Time cruz-maltino precisa vencer o Vila Nova e torcer por tropeços de adversários diretos

postado em 18/11/2014 10:54 / atualizado em 18/11/2014 10:58

Redação /Correio Braziliense


A derrota do Vasco contra o Ceará, no sábado, encerrou a chance matemática de o cruz-maltino conquistar a Série B do Campeonato Brasileiro. Apesar do revés, o time carioca pode sacramentar a volta à elite nacional hoje, diante do Vila Nova-GO, em São Januário, no Rio de Janeiro. Para isso, basta o elenco comandado pelo técnico Joel Santana empatar e torcer por uma combinação de resultados dos rivais na busca pelo G-4. O acesso sem a taça, porém, não consola o torcedor vascaíno em um ano de fracassos no Campeonato Carioca e na Copa do Brasil, incluindo a pior campanha de um grande clube na Segundona desde 2006.

Para garantir a vaga na elite do futebol brasileiro com antecedência, o Vasco, terceiro na classificação da Série B, precisa somar, pelo menos, sete pontos a mais que o quinto colocado após a 36ª rodada. Se vencer o Vila Nova-GO, o cruz-maltino chega aos 62. Feito isso, resta torcer para que no máximo um clube do quarteto formado por Ceará, Boa Esporte-MG, Atlético Goianiense e Avaí, ultrapasse os 55 pontos.

O alvinegro cearense, quarto na tabela, atingiu 54 pontos e não deve ter vida fácil fora de casa contra o ABC, 14º colocado. A missão do Boa Esporte, primeiro fora do G-4, com 53 pontos, é mais complicada. A equipe mineira encara o líder, Joinville, em Varginha (MG). O Atlético-GO segue o Boa com o mesmo aproveitamento, mas uma vitória a menos. A equipe goiana encara o Bragantino, que ocupa a 15ª posição e ainda corre risco de rebaixamento. O Avaí, com pontuação igual e a sétima posição na tabela, recebe a lanterna, Portuguesa, já rebaixada para a Série C.

Empate
A vitória sobre o Vila Nova-GO não é o único caminho para o Vasco confirmar o acesso a duas rodadas do fim da competição. Em caso de empate, o cruz-maltino chega a 60 pontos e precisa torcer para que o primeiro clube fora do G-4 alcance, no máximo, 53. Boa Esporte, Atlético-GO e Avaí, atualmente com essa pontuação, deveriam perder para que a equipe carioca assegurasse a volta à elite. Caso haja empate em São Januário, os times América-MG e Santa Cruz, ambos com 52 pontos, adiam a ascensão do Vasco se vencerem.

Entenda as possibilidades

Cenário 1: Vasco vence

Somente um dos quatro resultados abaixo pode ocorrer para o cruz-maltino chegar à Série A:

- Ceará derrota ABC

- Boa Esporte vence Joinville

- Atlético-GO supera Bragantino

- Avaí derrota Portuguesa

Cenário 2: Vasco empata
Nesse caso, todos os resultados abaixo precisam acontecer para os cariocas se classificarem:

- Ceará perde para o ABC

- Boa Esporte é vencido pelo Joinville

- Bragantino derrota Atlético-GO

- Portuguesa vence Avaí

- América-MG, no máximo, empata com o Luverdense

- Santa Cruz, no máximo, empata com o Sampaio Corrêa

Quem ainda tem chances
1º Joinville — 69 pontos (garantiu acesso à Série A)
2º Ponte Preta — 67 pontos (garantiu acesso à Série A)
3º Vasco — 59 pontos
4º Ceará — 54 pontos
5º Boa — 53 pontos
6º Atlético-GO — 53 pontos
7º Avaí — 53 pontos
8º América-MG — 52 pontos
9º Santa Cruz — 52 pontos