Vasco

BRASILEIRÃO

Só o Flamengo demitiu mais técnicos que o Vasco neste século

Eurico Miranda confirma interesse em Zé Ricardo, que pode retornar ao clube após 24 anos

postado em 22/08/2017 11:30 / atualizado em 22/08/2017 11:33

Paulo Fernandes/Vasco
Vasco e Flamengo disputam um clássico dos milhões à parte quando o assunto é a rotatividade dos seus técnicos. A contar de 2001, o time rubro-negro trocou 38 vezes de técnico, com 25 profissionais diferentes. O clube cruz-maltino vem logo atrás, com 36 mudanças. O sucessor de Milton Mendes, demitido nesta segunda-feira, pode ser o 24º nome diferente a assumir a prancheta do Gigante da Colina. O entra e sai dos professores é cheio de intersecções, ou seja, nomes que trabalharam nos dois clubes. Evaristo de Macedo, Paulo César Gusmão, Joel Santana, Valdir Espinosa, Dorival Júnior e mais recentemente Jorginho são alguns deles. Agora, Zé Ricardo tem tudo para ser o próximo...

Em entrevista ao programa Show do Apolinho na Rádio Tupi, o presidente Eurico Miranda confirmou o interesse no ex-técnico do Flamengo. “Tem história de um, história de outro. Todos têm história. O Zé Ricardo tem história, até aqui no Vasco. Foi treinador do Vasco, trabalhou no Vasco. Treinadores que trabalharam comigo treinaram o Vasco e treinaram o Flamengo. Isso não pesa. Se eu vier tomar a decisão que eu tomar, a responsabilidade é minha. Eu sempre assumi o ônus. No meu entendimento, eu vou fazer o que é melhor para o Vasco”, disse o cartola.

Zé Ricardo passou pelo Vasco em 1993, quando trabalhava no futsal do clube. Na época, Eurico Miranda era vice de Futebol do clube. Em São Januário, Zé treinou a geração que contava com os ex-jogadores Felipe e Pedrinho, ídolos cruz-maltinos. 

“O Zé Ricardo foi meu técnico na época de adolescente, já me deu bastante dura. Mas, como o plantel não era recheado de craques, ele teve que me aturar. Cansou de me tirar, colocar no segundo tempo. Ele deixava todo mundo motivado. Fico feliz de ter sido treinado por ele”, recorda o ex-lateral-esquerdo Felipe, hoje treinador.

Durante participação no programa Bem, Amigos! do SporTV, Zé Ricardo confirmou ter recebido um telefone do Vasco após pousar em São Paulo. “Houve contato e marcamos uma reunião para amanhã (hoje). Como estava na hora de eu participar do programa, deixamos para conversar pessoalmente, com calma”, revelou o treinador.

A assessoria pessoal de Zé Ricardo disse ao Correio que o técnico está com passagens compradas para a Europa, onde pretende fazer cursos e se especializar na profissão. Uma isca para a contratação do treinador é o gerente de Futebol vascaíno Anderson Barros. Ambos trabalharam juntos no Flamengo.

Despedida
Milton Mendes deixa o Vasco após cinco meses. Em 27 jogos, foram 11 vitórias, 10 derrotas e seis empates. Ele não resistiu à sequência ruim do time no Campeonato Brasileiro: a equipe não vence há cinco rodadas e está na 16ª posição, com 25 pontos, dois a mais que o primeiro rival na zona de rebaixamento, o São Paulo.

Ao lado do presidente Eurico Miranda, o treinador agradeceu a oportunidade. “Quero dizer que foram cinco meses, completados hoje, de momentos bons, e outros, nem tanto. Saio com mais amigos do que entrei. Cheguei feliz e saio feliz. Conheci novos jogadores, pessoas interessantes que vou levar para a vida. Foi um prazer enorme entrar no Vasco. E está sendo um prazer enorme sair, porque concluímos que o momento sem vencer era de fazer uma mudança”, afirmou Milton.