Vasco

CAMPEONATO BRASILEIRO

Aproveitamento de Zé Ricardo é melhor que dos últimos 12 técnicos do Vasco

Ex-treinador do Flamengo substitui Milton Mendes no comando cruz-maltino

postado em 22/08/2017 17:20 / atualizado em 22/08/2017 17:20

Gilvan de Souza/Flamengo
O Vasco está prestes a anunciar Zé Ricardo como substituto do treinador Milton Mendes, demitido na última segunda-feira (21/8). O ex-técnico do Flamengo tem 62% de aproveitamento na carreira, número que, no Vasco, só foi superado em 2011, com Ricardo Gomes.

Em 2011, o atual treinador do Al-Nassr, da Arábia Saudita, teve 64,3% de aproveitamento em 44 jogos à frente do cruz-maltino. Era ele o comandante do clube de São Januário na última conquista relevante da equipe: a Copa do Brasil de 2011. Ricardo Gomes só deixou o Vasco por problemas de saúde, após sofrer um AVC em 28 de agosto daquele ano, durante um clássico contra o Flamengo, pelo Campeonato Brasileiro.

Depois de Ricardo Gomes, 11 treinadores comandaram o time carioca, sendo 14 mudanças no comando da comissão técnica. Cristóvão Borges e Gaúcho tiveram duas passagens, por exemplo.

Zé Ricardo chega ao Vasco com a missão de evitar o quarto rebaixamento da história do clube. No momento, o time do presidente Eurico Miranda está a dois pontos do São Paulo, primeiro time dentro da zona de rebaixamento do Brasileirão.

No Flamengo, Zé Ricardo obteve 47 vitórias, 25 empates e 17 derrotas. Em toda a década, além de Ricardo Gomes, apenas com Vágner Mancini o Vasco conseguiu aproveitamento sup erior aos números do novo treinador da equipe. Em 2010, o atual técnico do Vitória conquistou 63% dos pontos no comando vascaíno.
 
*Estagiário sob a supervisão de Braitner Moreira