Basquete

Uberlândia tira candangos da zona de classificação

UniCeub/BRB perde por 91 x 74 no Triângulo Mineiro, é ultrapassado pelo concorrente direto na classificação e está fora do G-12

postado em 27/01/2015 21:24

Redação /Correio Braziliense

O UniCeub/BRB perdeu nesta terça-feira (27/1) para o Uberlândia, no Ginásio Homero Santos, no Triângulo Mineiro, por 91 x 74, e continua correndo o risco de não se classificar diretamente para os playoffs do Novo Basquete Brasil (NBB). Em 12º lugar, o time candango vinha de triunfo por 74 x 62 diante de Franca. Com o resultado de ontem, o time da casa chegou ao sexto resultado positivo em 18 jogos (33,3% de aproveitamento) e igualou a campanha da próprio UniCeub/BRB e tirou o time do DF da zona de classificação – ocupando agora a 12ª posição, no limite do grupo das equipes que vão às finais, enquanto os candangos ocupam, agora, a 13ª colocação.

“É muito importante começar bem com o jogo contra uma equipe boa como Brasília, com bastante intensidade na defesa. Estamos corrigindo os erros que cometemos nos jogos anteriores. Hoje conseguimos abrir uma boa vantagem no começo e manter ela até o final, e isso é muito importante para não passar sufoco e poder perder o jogo no final”, disse Audrei.

Para sair de quadra com a vitória, o Uberlândia contou atuações inspiradas do ala/pivô Luis Gruber, que fez uma partida quase perfeita, e deixou a quadra com expressivos 21 pontos em 26 tentados (80% de aproveitamento), do ala Audrei, também com 21 pontos e mais sete rebotes, e do armador Hélio, responsável por 14 pontos e cinco assistências.

Pelo lado do Brasília, os destaques ficaram por conta do ala/armador norte-americano Kyle LaMonte, com 16 pontos, sendo 13 deles no primeiro tempo, do ala/pivô Guilherme Giovannoni, que marcou 15 ponto e oito rebotes, e o pivô Cipolini, que em seu primeiro reencontro com a torcida de Uberlândia, onde atuou nas últimas quatro temporadas, anotou 11 pontos.

O jogo

O confronto teve um início amarrado, truncado, em que as defesas levaram vantagem sobre os ataques. Depois de algum tempo, as equipes foram se soltando e o nível do jogo aumentou. Melhor para o Uberlândia, que chegou a abrir seis pontos de vantagem (16 x 10), diferença esta que permaneceu até o final do primeiro quarto, com placar de 18 a 12.

Ao fazer os quatro primeiros pontos do segundo período, os mineiros abriram dez pontos de frente e posteriormente ampliaram a diferença para 11 (26 x 15). No entanto, o Brasília aos poucos foi crescendo em quadra e, com show de Kyle LaMonte, autor de nove pontos na parcial, chegou a baixar o prejuízo para três tentos (30 x 27).

Mas os donos da casa trataram de jogar um balde de água fria na reação candanga e acertaram duas bolas de 3 pontos em sequência – uma de Taboada e outra de Gruber – e devolveram a margem para nove pontos (36 a 27). Os visitantes bem que tentaram chegar novamente e reduziram a diferença para cinco pontos no fim (37 x 32), mas o armador Hélio acertou um arremesso de 3 pontos de longe, no estouro do cronômetro, que levou os mineiros para os vestiários com oito pontos de frente: 40 x 32.

Com seis pontos seguidos do ala Audrei, o Uberlândia veio determinado do intervalo e abriu logo 12 pontos de frente (46 a 34). Mais consciente em seus ataques e defendendo firme, os donos da casa seguiram dando dificuldades para os candangos atacarem e com isso foram ampliando sua vantagem a minuto que passava, até fechar o terceiro período com 21 pontos de vantagem, placar de 69 x 48.

Com grande vantagem a seu favor, os comandados do técnico Carlos Romano chegaram a abrir 24 pontos de frente (74 x 50) e somente administrou o resultado até o final. O Brasília bem que tentou uma reação e conseguiu cortar o prejuízo para 15 pontos no final, mas não havia tempo para mais nada e o Uberlândia pôde comemorar a vitória e a ultrapassagem sobre os candangos na classificação.