Basquete

NBB

UniCeub/BRB pega Liga Sorocabana para evitar ir aos play-offs como pior defesa

Classificado para as oitavas, time de Brasília enfrenta pior crise defensiva da história

postado em 01/04/2015 09:11 / atualizado em 01/04/2015 09:16

Vítor de Moraes /Correio Braziliense

Bruno Peres/CB/D.A Press

A vaga está garantida nos play-offs do Novo Basquete Brasil (NBB), mas o UniCeub/BRB vem mostrando o pior desempenho na defesa de sua história na competição. A duas rodadas do fim da primeira fase, das 12 equipes classificadas até agora, a do DF é a segunda que mais sofre pontos por partida: média de 83,7, atrás apenas do Macaé, 12º colocado. No geral, o clube mais vulnerável no quesito é a lanterna, Liga Sorocabana, que sofre 84,5 pontos. Os paulistas, por sinal, serão o adversário da noite desta quarta-feira (1º/4), no Ginásio Gualberto Moreira, às 20h.

O UniCeub/BRB, nono na tabela, pode ganhar mais uma posição neste NBB, ocupada pelo Franca. Mas a maior preocupação deve ser com a combalida defesa, campeã de reclamações dos jogadores e do técnico José Carlos Vidal nesta edição. O número de pontos sofridos ao longo de 2014 e 2015 piorou no decorrer da fase classificatória. Nas primeiras 10 partidas, os rivais fizeram, em média, 83,8. Na última dezena, foram 87,5.

Até então, a pior temporada defensiva do time candango havia sido em 2009/2010, quando os brasilienses sofreram 83,18 pontos em média. Curiosamente, os comandados de Vidal não passaram por nenhum vexame em 2014/2015. A maior diferença em derrotas foi de 17 pontos: duas vezes, contra Uberlândia (91 x 74) e Limeira (86 x 69). Em contrapartida, o UniCeub/BRB é o quinto que mais faz pontos: 82,5.

A dificuldade pode ser explicada pelo perfil do elenco. Ninguém mais apropriado para defender do que alguém apelidado de Brabo. O ala-armador Alex, hoje no Bauru, foi o cão de guarda brasiliense até a última temporada. Ele carrega o troféu de melhor defensor em todas as edições do NBB desde 2008/2009. Reforço recente, o armador Fúlvio, pode-se dizer, não é um ás na defesa. “Basicamente, o que explica é que as características dos jogadores são mais ofensivas. Nas equipes em que jogaram antes, mais atacavam do que defendiam”, argumenta Vidal.

Três fora

O treinador não poderá contar com três atletas. O pivô Vernoon Goodrige foi descartado do restante da temporada depois de operar o tornozelo direito, o armador Fred sofreu estiramento na coxa direita e o ala Isaac ainda se recupera de torção no tornozelo esquerdo. “Estamos classificados para os play-offs, mas temos de ter calma. Não podemos perder jogador”, pede Vidal.

A Liga Sorocabana deve contar com o retorno do ala argentino Matías Nocedal, recuperado de lesão no dedo. Porém, o ala Edu Mariano torceu o tornozelo e dificilmente terá condições de atuar.

O que resta

O G-4 já está fechado. Bauru, Limeira, Flamengo e Mogi pularão as oitavas de final e só voltarão nas quartas, conforme determina o regulamento. Hoje, o que está em jogo são as últimas vagas entre os 12 (Rio Claro, Uberlândia, Basquete Cearense e Macaé lutam pela 12ª posição). Já a Liga Sorocabana ainda pode evitar o rebaixamento se vencer hoje e o Rio Claro perder um dos dois jogos restantes.