Basquete

UniCeub/BRB derrota Pinheiros e faz 2 x 1 na série

Os dois times voltam a se enfrentar nesta quinta-feira, novamente na Asceb

postado em 14/04/2015 23:35

Vítor de Moraes /Correio Braziliense

Carlos Moura/CB/D.A Press
 

O UniCeub/BRB está a um passo de chegar onde não consegue sair há duas temporadas: as quartas de final do Novo Basquete Brasil (NBB). Os brasilienses venceram o Pinheiros, na terça-feira à noite, no Ginásio da Asceb, por 82 x 76. Agora, resta apenas uma vitória para o tricampeão fechar a série de oitavas, hoje em 2 x 1. Isso pode acontecer na quinta-feira, novamente em Brasília, às 20h.

O ala-pivô Guilherme Giovannoni não pôde ser muito eficiente no início. Ele fez duas faltas e Vidal o tirou ainda na metade do primeiro quarto, temeroso em relação à sequência do duelo. Até o intervalo, o camisa 12 havia atuado por apenas cinco minutos. O técnico José Carlos Vidal começou o segundo quarto com três armadores em quadra: Fred, Fúlvio e LaMonte, além dos pivôs Alírio e Ronald. O Pinheiros também tinha um trio baixo e rápido, com Jefferson e os irmãos Jason e Joe Smith.

O desequilíbrio maior a favor do UniCeub/BRB estava estampado nos números. O placar após o segundo período foi ponto positivo em relação ao segundo jogo da série (44 x 39 para os brasilienses). Ontem à noite, os anfitriões foram para os vestiários com 51 x 36 no placar — o ala-armador Kyle LaMonte anotou 14 pontos em 14 minutos.
"Reforçado" por Giovannoni no segundo tempo, o time do DF melhorou, mas o Pinheiros voltou de orelha quente. O técnico Marcel de Souza saiu irritado no intervalo e, provavelmente, deu uma das maiores broncas desde que assumiu a equipe. Assim, os visitantes venceram a parcial, por 19 x 14.

O Pinheiros manteve o combate ao aro brasiliense. Joe Smith fez mais uma atuação digna de play-offs (22 pontos, quatro assistências e dois rebotes). Mas três rebotes ofensivos consecutivos finalizados com uma cesta de três de Cipolini, no último quarto, foi covardia.

NBA de olho
A principal tarefa de Georginho, ontem, era servir água aos companheiros nos pedidos de tempo técnico. Mas o armador, de 18 anos e 1,95m, deu um importante passo na carreira na última semana. Ele esteve nos Estados Unidos. Na terra do Tio Sam, participou de um evento sub-19 pré-draft da NBA. Georginho atuou pela seleção do “resto do mundo” que enfrentou os norte-americanos.


As franquias da NBA acompanharam de perto as jovens promessas mundiais, de olho na próxima seleção de calouros da liga, em junho. O armador está proibido de dar entrevistas sobre o assunto.