Basquete

BASQUETE

Helinho anuncia aposentadoria

Armador do Franca dedicou 25 anos de sua vida ao basquete

Newton Nogueira/Divulgação

Lenda do basquete francano e brasileiro, Helinho anunciou, nesta quinta-feira (2/7), sua aposentadoria das quadras. Aos 40 anos, Hélio Rubens Garcia Filho comunicou sua retirada por meio de uma carta de agradecimento. Foram 25 anos de carreira.

Das 25 temporadas, Helinho dedicou 18 delas ao Franca, time da cidade onde nasceu. Além da equipe paulista, o armador defendeu Vasco e Uberlândia, mais a Seleção Brasileira. Ele foi tricampeão paulista (1997, 2006 e 2007), hepta brasileiro (1997, 1998, 1999 e 2006 pelo Franca, 2000 e 2001 pelo Vasco, e 2004 pelo Uberlândia), bi sul-americano (2001 pelo Vasco e 2005 com Uberlândia), tri mineiro (2003, 2004 e 2012) e foi vice-campeão do Novo Basquete Brasil (NBB) duas vezes (2010/2011 pelo Franca e 2012/2013 pelo Uberlândia).

Pela Seleção, Helinho disputou duas Copas do Mundo (1998 na Grécia e 2002 nos Estado Unidos), foi campeão dos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg (Canadá) em 1999, campeão do Sul-Americano da Argentina também em 1999 e vice-campeão da Copa América de 2011.

Confira a carta deixada por Helinho em sua página oficial no Facebook:

Confesso que estou com o coração apertado, porque depois de conversar muito com a minha família resolvi que vou parar de jogar basquete profissionalmente. Apesar disso, também estou muito feliz por olhar para trás e ver o quanto fui abençoado. Agradeço muito a Deus por ter tido uma carreira vitoriosa, mas, acima de tudo, pelo que o basquete me proporcionou e continuará proporcionando, como as amizades, viagens, o aprendizado nas vitórias e nas derrotas, o carinho das crianças, etc.

Gostaria de agradecer à minha família, Cris, Maitê, Luma, minha mãe, Bia e Ana Helena, por compreenderem minhas ausências e estarem ao meu lado em todos os momentos, me dando o apoio necessário para continuar trabalhando. Aos meus tios Totô e Fransérgio, por me inspirarem a estarem sempre buscando o melhor dentro das quadras.

Agradecer às torcidas e diretores de Franca, Vasco e Uberlândia, clubes que acreditaram no meu trabalho e nos quais tive a honra e o prazer de jogar. Um agradecimento especial para os meus conterrâneos e minha cidade natal, Franca, onde desde que nasci tive o carinho e o apoio de todos aqueles que, assim como eu, são apaixonados pelo basquete.

Quero agradecer também à criançada. Sempre digo que o carinho delas é o melhor presente que eu poderia ganhar. Não poderia deixar de agradecer à imprensa que leva de forma séria tudo aquilo que passamos no nosso dia a dia.

E para finalizar, agradecer ao meu pai, que através do basquete me educou, disciplinou, motivou e mostrou o quanto é importante amar aquilo que a gente faz para estar sempre buscando superar as nossas próprias limitações.

Abraço carinhoso,

Helinho