Basquete

BASQUETE

Versátil, Jefferson Campos deixa Pinheiros e se une ao UniCeub/BRB

Sonho do técnico Vidal, jogador chega ao time candango com a fama de atuar em mais de uma posição

postado em 27/08/2015 11:21

Vítor de Moraes /Correio Braziliense

Gustavo Moreno/CB/DA
Sempre um passo à frente, nunca para o lado. Aos 24 anos, Jefferson Campos não quer acomodação, quer evolução. Não à toa, o armador assiste a entrevistas de outros jogadores antes de conceder as próprias. Quer fugir do lugar-comum. O reforço do UniCeub/BRB para a temporada 2015/2016 disputará o oitavo Novo Basquete Brasil (NBB) da carreira — entrou no principal campeonato nacional aos 17. Depois de uma temporada com poucas chances no Pinheiros, chega a Brasília para dividir a armação com Fúlvio.

O técnico José Carlos Vidal costuma repetir a predileção por atletas versáteis. Jefferson faz parte da lista do comandante há pelo menos três anos. Segundo o armador, as conversas entre ele e o treinador aconteciam, mas a dupla só chegou a um acordo agora. O jogador teve médias de 13 minutos no Pinheiros. No time de Brasília, sabe que terá mais espaço. “Tenho uma condição física boa, defino bem, então posso atuar também como ala-armador. Nossa equipe não tem um ala-armador caracterizado, devo servir para a posição também”, projeta.

Jefferson nasceu em Guarulhos (SP) e tem no currículo passagens por Circuito Militar, Jacareí, Paulistano, Pinheiros, Mogi das Cruzes, Suzano e Vila Velha. Mostrou atuação convincente pelo Suzano. Embora a equipe tenha sido rebaixada no NBB 2012/2013, o armador atingiu médias de 15 pontos e quatro assistências por jogo. Foi indicado ao prêmio de destaque jovem do campeonato, vencido por Ricardo Fischer (Bauru). No mesmo ano, disputou torneio internacional pela Seleção Brasileira de novos.

“Cada ano foi um progresso na minha carreira. O jogador que eu era no Suzano, em comparação ao jogador de Mogi (2013/2014) e Pinheiros (2014/2015), deu um salto”, considera. “No Pinheiros, eu poderia ter atuado mais, tanto que nos play-offs contra o UniCeub/BRB tive mais tempo de quadra. Mas o Marcel (técnico pinheirense) gostava de rodízio.”

Até 2016

Jefferson assinou contrato para uma temporada em Brasília. Ele chegou tarde por aqui. Aos 17 anos, quando disputou o NBB pelo Paulistano, queria ter feito parte do elenco brasiliense, vice-campeão da primeira edição. “Tinha Alex, Arthur, Ratto, Valtinho”, lembra. O armador cita Alex como um dos atletas com quem gostaria de atuar. “Mas dá para tirar algo mesmo jogando contra.”

Não ter chegado à NBA passou longe de virar um drama na vida de Jefferson. Em 2013, quando teve atuações elogiadas pelo Suzano, mandou carta à liga norte-americana afirmando a vontade de se inscrever no draft, a seleção de calouros. Mas os planos acabaram sendo outros. Com a Seleção de novos do Brasil, ele foi à Rússia e não viajou aos Estados Unidos para treinar. “Não me arrependo. Era o melhor para mim à época”, assegura.

O lamento vem mesmo ao falar da Seleção Brasileira. Quando não viu o nome entre os convocados de Gustavo de Conti para disputar a Universíade, em junho, ele estranhou. Havia conversado com Gustavinho e, a princípio, estaria na lista. “Esperava ser chamado, mas fiquei fora. Não sei por que”, lastima.

Quem é ele
Jefferson Campos
Posição: armador
Nascimento: 9/2/1991, em Guarulhos (SP)
Altura: 1,86m
Temporadas no NBB: 7
Títulos: 0
Equipes anteriores: Circuito Militar, Jacareí, Paulistano, Pinheiros, Mogi das Cruzes, Suzano e Vila Velha
Médias no último NBB: 6,3 pontos, 1,7 assistência e 1,1 rebote em 13 minutos em quadra