Basquete

Dono do maior salário e terceiro maior cestinha, Kobe Bryant anuncia aposentadoria

Ídolo do Los Angeles Lakers tem jogado nesta temporada lesionado

postado em 29/11/2015 22:17

 AFP PHOTO / ROBYN BECK

O terceiro maior cestinha da NBA, a liga norte-americana de basquete, anunciou neste domingo que vai se aposentar no fim da temporada. O adeus de Kobe Bryant, 37 anos, provavelmente será em abril de 2016. Isso porque o Los Angeles Lakers, único time dele em 20 anos de carreira, está no último lugar da Conferência Oeste e tem chances ínfimas de ir aos play-offs desta temporada. O anúncio também mina as chances de vê-lo em quadra nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, no ano que vem.

“Estou pronto para deixar o basquete”, escreveu o ídolo no Players' Tribune, site americano voltado para a publicação de textos de jogadores. Kobe enfrenta lesões recorrentes nesta década e tem jogado com dor. Atualmente, vive a pior temporada da carreira, com média de 15,7 pontos por partida.

Mesmo na má fase, os Lakers vinham apoiando o atleta publicamente. Na sexta-feira, por exemplo, o técnico Byron Scott disse que não o deixará no banco em nenhuma partida da temporada. Kobe é o jogador mais bem pago da NBA, com rendimentos anuais na casa de US$ 25 milhões.

O camisa 24 dos Lakers ganhou o título da liga cinco vezes, em duas delas sendo eleito o melhor das finais. Ele ainda foi escolhido 17 vezes para o jogo das estrelas, que reúne os destaques de cada temporada, e terminou duas temporadas como cestinha da liga. Kobe tem 32.670 pontos na carreira, sendo o maior cestinha entre quem está na ativa. Ele fica atrás apenas de Kareem Abdul-Jabbar (38.387) e Karl Malone (36.928), já aposentados.