Basquete

BASQUETE

Renovado e "impossível", Basquete Cearense pode desbancar UniCeub/BRB do G-4 do NBB

Time de Bial pode se aproveitar da ausência do pivô Ronald; Giovannoni é dúvida

postado em 12/02/2016 12:12 / atualizado em 12/02/2016 12:30

Vítor de Moraes /Correio Braziliense

Helio Montferre/Esp. CB/D.A Press
 
Em fevereiro do ano passado, Alberto Bial avisou, em entrevista ao Correio: “Em dois ou três anos teremos um timaço feito em casa". Não levou tanto tempo. À época, os cearenses haviam perdido o patrocinador master e lutavam para se manter de pé. Um ano depois e de patrocínio novo, o time do técnico carioca atingiu sua melhor sequência no Novo Basquete Brasil (NBB), de sete vitórias consecutivas.

Tem mais: os cearenses podem deixar o UniCeub/BRB para trás nesta sexta (12/2), às 21h, no Ginásio da Asceb (904 Sul). As duas equipes estão empatadas no quesito campanha, na quarta posição, com 12 vitórias e seis derrotas. Os adversários se enfrentam pela 20ª rodada do NBB.

O UniCeub/BRB deu um tempo do Nacional para viajar à Venezuela, onde conseguiu classificação às semifinais da Liga das Américas. Antes disso, foi a São Paulo, pelo NBB, onde venceu Franca e perdeu para o Bauru. Nos nove confrontos do ano, os brasilienses foram melhores em oito.

Nesta noite, o técnico Bruno Savignani terá o desfalque confirmado do pivô Ronald, em recuperação de uma caxumba. Guilherme Giovannoni, ausente desde 31 de janeiro, quando deixou a quadra durante a derrota para o Bauru, só saberá se joga pouco antes do início. Ele espera o momento certo para voltar após uma crise de lombalgia.

Em Barquisimeto, durante a Liga das Américas, Cipolini e Coimbra foram responsáveis por brigar no garrafão, mas os dois foram desqualificados com cinco faltas, no último quarto da partida derradeira. “Não tive conversa específica sobre faltas, não acho que houve excesso. Eles tiveram bastante disposição, a falta faz parte do jogo. Se entrarmos para não fazer falta duvido que defenderemos o mínimo possível para sair com a vitória”, explica Bruno.

Orlando Bento/Divulgação
Gestão
Nesta temporada, o Basquete Cearense inscreveu no campeonato uma mistura de atletas jovens e mais velhos. Davi Rossetto, de 23 anos, é o sexto melhor assistente do campeonato. Toledo, 29, é o oitavo melhor reboteiro. Ainda há nomes como o ala-armador Duda Machado (33 anos), ex-jogador de Brasília e do Flamengo, e o pivô Tiagão (34).

“Fortaleza era um lugar onde não havia cultura do basquete. Meu sonho de ter um timaço formado pela base será adiado, vai levar mais tempo. Temos os garotos, como o Vitinho, o Rômulo, mas o NBB é duro, precisávamos de atletas mais experientes”, admite Bial.

Na última temporada, o Basquete Cearense lutou para não cair. Agora, luta pelo G-4. “Mudamos todos os conceitos da gestão, temos um patrocinador poderoso, que trouxe mais dinheiro. Não é só questão de grana, mas profissionalizamos do administrativo à rouparia”, continua.

Representantes do Nordeste
O Basquete Cearense é um dos trunfos da Liga Nacional de Basquete (LNB) em busca do fortalecimento do esporte naquela região. A equipe chegou ao NBB na temporada 2012/2013, a pedido da equipe. Foi a primeira equipe do Nordeste a disputar o campeonato, o que foi levado em consideração, à época, para a aceitação da liga. Em 2014, Fortaleza recebeu o festivo Jogo das Estrelas. Entre as ações do fim de semana de basquete estava um bate-bola entre os atletas e moradores da cidade, em uma quadra pública.

"Para a liga, um projeto que vem forte, trabalhando nas comunidades e trabalhando na formação de atletas na região é muito importante. Sem contar a importância que uma equipe do Nordeste traz no desenvolvimento do basquete na região”, comemorou o então conselheiro e diretor técnico da LNB, João Fernando Rossi, hoje vice-presidente.

Nesta temporada, o NBB ganhou outro representante do Nordeste, o Vitória-BA, equipe que fechou parceria com Wellington Salgado, ex-patrocinador de Uberlândia.

PROGRAME-SE
20ª rodada do NBB
UniCeub/BRB x Basquete Cearense
Local: Ginásio da Asceb (904 Sul)
Horário: 21h
Ingressos: à venda na bilheteria do ginásio, a partir das 19h, a R$ 30 (inteira). Doadores de 1kg de alimento não perecível pagam meia-entrada.