RSS Twitter Contato

Minha Conta:

Esqueceu a senha?
  • (0) Comentários
  • Votação:

Aumento da procura pelo hipismo turbina o mercado de clínicas especializadas

Lorrane Melo - Especial para o Correio - Especial para o Correio

Publicação:

31/01/2012 08:32

 

Atualização:

31/01/2012 08:44

Breno Fortes/CB/D.A Press
Com 12 centros hípicos filiados à Federação Brasiliense, a capital se tornou referência e sedia algumas das mais importantes competições do país

Uma tradicional modalidade esportiva vem ganhando a preferência dos brasilienses: o hipismo. Hoje, quase 900 pessoas praticam o esporte em âmbito competitivo, nas categorias enduro, adestramento e saltos. A última delas é a mais procurada. Para atender a demanda e qualificá-la, os centros hípicos da cidade estão recrutando profissionais cada vez mais graduados para ministrar aulas e passar experiência aos alunos. Na última semana, foi a vez de a Sociedade Hípica de Brasília receber os cavaleiros Fábio Sarti e Pedro Teixeira, além da amazona Isabela Travassos, integrante da equipe brasileira de adestramento nos Jogos Pan-Americanos de 1999 e 2003.

O objetivo foi aperfeiçoar o salto dos cavaleiros brasilienses que já têm base no esporte, uma vez que para participar da clínica era preciso saltar de 1m a 1,40m — ou seja, praticar hipismo a cerca de três anos. Os professores tentam corrigir uma deficiência comum nas principais equipes da Seleção Brasileira. “O cavaleiro peca na pouca atenção aos detalhes e na pressa em chegar ao obstáculo. Todo mundo quer correr 100m sem fazer musculação e o cavalo não aguenta. É preciso fortalecer a base”, comentou Isabela Travassos.

Aprender todas as técnicas não é fácil. Especialmente em apenas seis dias de clínica. A amazona, convidada especial do evento, chega a ministrar três dias de aulas nos outros locais por onde passa, mas em Brasília ela só palestrou em um encontro. “Não é apenas uma pessoa que treina. É a pessoa e um cavalo, que tem uma forma muito específica e sutil de comunicação”, disse Isabela, já quase sem voz, após seis horas de aulas.

Mais aulas
Outra clínica começou ontem e vai até quinta-feira, no Parque Hípico de Brasília. O cavaleiro olímpico Pedro Guimarães Veniss e outros cinco profissionais ministrarão aulas de saltos. A inscrição custa R$ 1 mil.

Centro de atração
Com um grande número de cavaleiros e amazonas, o DF virou local obrigatório para a realização dos campeonatos nacionais. Em 2011, a capital recebeu o Campeonato Brasileiro de Salto Amador. Para este ano, está prevista a realização do Campeonato Brasileiro de Amazonas, que deve ocorrer em novembro.

Abertura de temporada
O calendário do hipismo brasiliense começa no próximo sábado, com o Campeonato Interno da Sociedade Hípica de Brasília. As provas regionais, que valem pontos para o ranking do DF, têm início no fim de semana seguinte, em 11 e 12 de fevereiro.

 

Alta do poder aquisitivo

Carlos Moura/CB
A amazona Isabela Travassos, ex-integrante da Seleção Brasileira, durante aula em Brasília
As incrições para o evento — cada aluno desembolsou R$ 900 por seis dias de aulas — superaram as expectativas e mais de 26 cavaleiros participaram da clínica, demonstrando, segundo os organizadores, o crescimento do hipismo em Brasília. Nos últimos três anos, houve também um aumento no número das provas locais para abranger a procura.

Na década de 1980, devido à influência e aos investimentos dos governos militares, Brasília atingiu o maior contingente de atletas da modalidade. Depois, o número caiu, mas, agora, cresce novamente, por conta do melhor poder aquisitivo da população. Segundo os praticantes, vale a pena gastar um valor elevado para sair na frente, adquirindo preparação e condicionamento físico.

“Todo ano, no início da pré-temporada, nós fazemos as clínicas com profissionais de resultados expressivos e bagagem internacional. O hipismo é um esporte no qual o praticante evolui lentamente, por se trabalhar em conjunto (a pessoa e o cavalo). Então, é difícil e qualquer experiência que te passam é válida”, afirma Alonso Tarifa, instrutor de equitação e organizador do evento.

 

 

Comentar notícia

Verificando informações

Esta matéria tem:

(0) comentário(s)

Não existem comentários ainda


Blogs e colunas

'INTIP - Inteligência em Internet'