Mais Esportes

Explosão ou resistência? Esportes exigem aptidões diferentes

postado em 13/02/2014 11:11

Maíra Nunes - Especial para o Correio

Bruno Peres/CB/D.A Press
Ambos são corredores, mas um é bem magrinho, enquanto o outro é forte e musculoso. Em uma corrida de poucos metros, as pernas finas do professor de educação física Antônio Nunes Júnior, de 35 anos, podem não ser tão rápidas quanto as do velocista João Eufrázio, de 31. Mas, caso a proposta seja percorrer uma distância bem maior, o professor chega a desafiar até o multicampeão olímpico e mundial dos 100 e 200 metros rasos. “Se colocar o Usain Bolt para correr 10km comigo, até deixo ele sair um quilômetro na minha frente”, provoca Júnior, apostando que, nessas condições, venceria o jamaicano.

Depois de rir da brincadeira do colega, João Eufrázio, campeão do Troféu Brasil nos 400m com barreiras por duas vezes, confessou que enfrentar grandes distâncias não é algo tranquilo para um velocista. “O máximo que já corri direto foram 12km”, conta João. Na sequência, mais uma graça do amigo. “Para a gente, a maratona só começa depois dos 10km”, brinca Antônio Nunes Júnior.

Apesar de os dois atletas serem corredores, um deles tem todo o aparato corporal para desenvolver alta intensidade de exercícios em curto intervalo de tempo. O oposto do outro, que precisa justamente de um bom condicionamento físico para aguentar percorrer longas distâncias.

A fim de se preparar para provas de 10km a 42km, Júnior sai às 5h de casa e corre 15km. No fim da manhã, percorre mais 15km e, no término da tarde, outros 17km. Em uma semana, o professor acumula 200km em média. Bem diferente da rotina de um velocista, que não ultrapassa os 12km semanais.

Com o objetivo de aumentar a força muscular, João Eufrázio dedica três dias dos treinos à musculação e chega a puxar pneus com um cinto preso à cintura. Tudo isso para que a musculatura tenha boa capacidade de explosão. “Ela é fundamental para um velocista, principalmente na hora da largada”, comenta João. Nos outros dias da semana, os treinos são dedicados a tiros curtos, mas com muita intensidade.

O biotipo magro dos maratonistas resulta do alto consumo de energia exigido pela modalidade. Por isso, a alimentação deles precisa ser rica em carboidrato. “Eu me alimento como um boi, mas sei que vou queimar tudo nos treinos”, diz Antônio Nunes Júnior. No caso dos velocistas, são as proteínas o carro-chefe da dieta a fim de fortalecer a musculatura.

As distinções entre atletas de explosão e de resistência não se restringem à alimentação e aos treinos. As composições corporais deles são diferentes. Um velocista nasce com mais fibras musculares do tipo anaeróbias, que agem de forma rápida, mas também se fadigam precocemente. Assim, a velocidade com que o sistema nervoso é acionado e consegue responder a um estímulo faz toda a diferença. “A concentração deve ser enorme no início da prova, já que o corpo precisa estar pronto para reagir rapidamente ao tiro de largada”, explica João Eufrázio.

Para os maratonistas, o começo da corrida não é motivo de preocupação. A maior dificuldade surge entre 30km e 35km do percurso. “Nessa parte da prova, o corpo está esgotado fisicamente, e o fator psicológico conta muito”, conta Júnior.

Nos esportes que exigem alta resistência física, não há a necessidade de que a comunicação neuromuscular seja tão rápida como em uma prova rápida. As fibras dos atletas que têm maior resistência que explosão dependem de oxigênio para realizar o trabalho.

“Esses tipos de fibras têm ação mais lenta, mas conseguem otimizar energia, o que permite ao corredor percorrer grandes distancias”, explica o fisiologista e treinador de atletismo Edilberto Barros. Em uma maratona, os atletas são totalmente dependentes da capacidade cardiorrespiratória. “É ela que determina uma capacidade de consumir muito oxigênio e se exercitar com eficiência”, esclarece o especialista.

Características

Modalidades que exigem maior explosão muscular
» Provas de velocidade do atletismo (100m a 400m rasos ou com barreiras)
» Provas de saltos do atletismo
» Natação nas provas de 50m a 100m

Esportes voltados para resistência física
» Maratona aquática
» Triatlo
» Esqui cross country

Esportes que exigem um equilíbrio entre explosão e resistência

» As arrancadas e os chutes do futebol exigem explosão, da mesma forma que é preciso condicionamento físico para aguentar a duração do jogo. Essa condição é semelhante no basquete, no vôlei e no handebol.