Mais Esportes

O selim é um dos itens mais importantes para pedalar com qualidade e segurança

postado em 22/03/2014 15:18 / atualizado em 22/03/2014 15:37

Jéssica Raphaela /Correio Braziliense

Recordista de queixas entre ciclistas, o selim precisa ser bem escolhido para não causar dores e lesões na região pélvica. É ele que suporta a maior parte do peso do atleta. Se a escolha do acessório for errada, pedalar se torna uma atividade bem mais sofrida do que deveria ser. Para eleger o banco ideal, é preciso considerar dois critérios básicos: a modalidade e as características funcionais do atleta.

O selim do triatleta, por exemplo, será diferente do viajante de cicloturismo. Além disso, homens e mulheres não deveriam usar o mesmo modelo. Outro erro comum costuma ser cometido por ciclistas amadores, segundo o treinador Marcelo Rocha, especializado em bike fit. “Muita gente associa a maciez ao conforto, mas é um erro, principalmente para longa distância”, avisa. De acordo com o profissional, quando o banco é muito macio, o ciclista pedala “um pouco torto”, criando assimetrias. “Força mais uma perna do que a outra, entorta a coluna”, completa.

O conforto, portanto, depende do formato e da largura do selim. Essas características só podem ser definidas individualmente, de acordo com o formato da pelvis do atleta. “O jeito correto de sentar na bicicleta é colocando o peso do corpo no ísquio”, diz o especialista em ciclismo e professor de educação física Cláudio Civatti, referindo-se aos dois ossinhos que apoiam o corpo quando a pessoa se senta. Alguns ciclistas “soltam” o peso na parte anterior aos ossos do quadril, na região do períneo. Essa área é muito sensível, cheia de nervos, artérias e veias importantes. “Insistir em pressionar essa área pode causar hipersensibilidade na região, causando dormência”, alerta Civatti.

Para driblar o problema, são adotados selins selados (têm o centro mais baixo do que as extremidades, evitando o peso sobre o períneo) ou sem bico — lançados recentemente no mercado. Esse último, que elimina a ponta mais estreita do banco, obriga o ciclista a sentar-se em cima do osso. Atletas profissionais, e com mais flexibilidade no quadril, usam selins longos, estreitos e planos.

Além da modalidade e das características funcionais do ciclista, Marcelo Rocha chama a atenção para outra questão. “As mulheres têm anatomia da pelve diferente dos homens e, geralmente, são as que mais sofrem com os selins vendidos com as bicicletas”. Segundo o especialista, elas têm, em média, 12mm a 15mm de largura a mais. Portanto, os bancos devem ser mais largos e com o bico mais curto, a fim de pressionar menos a sensível área do períneo.

 

Carlos Vieira/CB/D.A Press
Carlos Vieira/CB/D.A Press

Carlos Vieira/CB/D.A Press
Carlos Vieira/CB/D.A Press
 

Leia a reportagem completa na edição impressa do Correio Braziliense