Mais Esportes

Praticar duas modalidades no mesmo dia é permitido com alimentação adequada

De acordo com nutricionistas, é necessário, principalmente, intercalar as atividades físicas com uma refeição

postado em 16/04/2014 12:10 / atualizado em 16/04/2014 12:13

Redação /Correio Braziliense

Quando decidiu entrar no curso de inglês, Luiz Paulo Junqueira, de 26 anos, sabia que sobrariam poucas horas livres para fazer o que mais gosta: lutar. Na agenda apertada, faculdade de arquitetura pela manhã, estágio à tarde e aula de idiomas à noite. A solução para não largar os tatames foi praticar judô e boxe no mesmo dia e em sequência.

Para aguentar duas atividades com alto gasto de energia, Luiz Paulo leva a própria marmita à academia, para comer entre uma luta e outra. No cardápio, batata-doce, banana e whey protein. Com 2h de judô e 1h30 de boxe, a refeição é essencial para manter o desempenho durante o treino.

Juntar duas práticas esportivas com pequeno intervalo, porém, requer cuidado. Para os atletas com agenda cheia e disposição para passar horas fazendo exercícios físicos, é fundamental realizar uma refeição entre as modalidades, com o objetivo de repor as energias que o corpo perdeu após o primeiro esporte. “Durante a primeira atividade, o corpo gasta os estoques de carboidrato dentro do músculo. Se iniciar a segunda tarefa sem energia, o atleta pode ter hipoglicemia, desmaiar, ter queda de pressão e ficar tonto”, explicou a nutricionista Viviane Reis.

O alimento ingerido deve ser leve, para não causar desconforto na prática seguinte. Orienta-se comer algo prático, que não necessite de preparos. Barras de cereal, fruta desidratada, castanha e sucos de fruta estão entre as opções recomendadas pelos especialistas. “O ideal é que tenha um intervalo entre as modalidades de pelo menos 30 minutos, tempo que o corpo levaria para absorver parte dos alimentos”, afirmou a nutricionista Bárbara Costa. “Recomenda-se que a primeira atividade praticada seja a que o atleta dê mais importância, pois, mesmo com a reposição energética, a queda de rendimento no segundo esporte se torna inevitável”, completou Bárbara Costa.
Luiz Paulo e a namorada, Regina Ribeiro: ele leva a própria marmita para a academia, ela segue dieta com seis refeições ao dia

Comer e afinar

Além da falta de espaço na agenda, alguns atletas fazem duas atividades em sequência na tentativa de queimar calorias e emagrecer mais rápido. Contudo, nutricionistas alertam que, mesmo se o objetivo for perder peso, comer entre os treinos é primordial. Fazer os exercícios em jejum pode ter o efeito contrário: manter gordura e perder músculo. “Após o primeiro esporte, o corpo está sem carboidratos, fontes rápidas de energia. Se não houver a reposição deles, a próxima fonte de energia são os músculos, e não a gordura. A pessoa mantém a indesejável barriga e ainda perde massa magra”, disse Viviane Reis.

A enfermeira Regina Ribeiro, de 27 anos, é namorada de Luiz Paulo. Ela faz corrida, musculação e boxe no mesmo dia, em períodos diferentes. Perdeu 13kg nos últimos seis meses e, mesmo com a meta de baixar peso, faz seis refeições por dia. Com o alto gasto calórico diário, a dieta passada pelos nutricionistas impressiona os amigos. “Todos perguntam como eu consigo manter o peso depois de comer tanto”, contou.

Após três anos com a rotina tomada pelo esporte, Regina afirmou que nunca teve lesões ou passou mal durante os treinos. “Para conseguir praticar todas as modalidades que eu gosto, ficar atenta à dieta é fundamental”, ressaltou.

Dieta para os sem-tempo
Antes do treino
» Repositor energético rico em eletrólitos

» Pão integral; batata-doce; fruta com iogurte, aveia e mel; frango; e peixe

Entre as atividades
» Banana, barra de cereal, castanha-do-pará, sanduíche natural e suco de fruta natural

» Proteína de rápida absorção (whey protein) para evitar o catabolismo e a queda na performance

» Água: beber 150ml a cada 15 minutos de treinamento

Após o segundo treinamento
» Arroz integral, frango, ovo e salada ou suplementação: proteína de rápida absorção (whey protein) com carboidratos de rápida absorção (dextrose)