Mais Esportes

ELEIÇÕES

Número de candidatos do DF com origem no esporte supera o do pleito de 2010

Estratégia que pode levar ao poder nomes como Leila e Iranildo em 2014 frustrou os planos de famosos há quatro anos

postado em 25/07/2014 12:37

Vítor de Moraes /Correio Braziliense

A trajetória de palhaço provocou risos em todo o país durante a carreira de Tiririca. Em 2012, o humorista se candidatou a deputado federal e usou a piada “pior do que está não fica” como bordão. A fama valeu 1,3 milhão de votos. Tiririca foi o mais lembrado do país. Esportistas também aproveitam a carreira para cavar uma vaga na Câmara Legislativa. Desde a última eleição, o número de candidatos aumentou no DF. Em 2014, ao menos 13 nomes tentarão uma cadeira, quatro a mais do que em 2010.

Janine Moraes/CB/D.A Press


A resposta nas urnas, no entanto, mostrou que a tática pode não dar certo. Há quatro anos, famosos, como a nadadora Rebeca Gusmão e o ex-goleiro da Seleção Brasileira Paulo Victor, tentaram trabalhar no Legislativo local, mas fracassaram. Rebeca recebeu 437 votos (0,03%), e Paulo Victor foi lembrado 763 vezes (0,05%). O único com mais esperanças de comemorar foi Mário Tranquillini. Os eleitores do DF deram 1.921 votos ao ex-judoca. O deputado eleito com menos votos naquela eleição foi Celina Leão (7.771). Weber Magalhães, vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para a Região Centro-Oeste, tentou um lugar na Câmara Federal, mas teve a candidatura indeferida por não ter deixado o cargo de técnico administrativo no Senado no prazo correto.

Desta vez, os eleitores terão novos candidatos. Apenas dois insistem na carreira: Toninho Maratonista e Carvalho do Cresspom, presidente do clube que dá nome ao time feminino de futebol. O sonho da brasiliense Leila, ex-atleta da Seleção de Vôlei, voltou à tona no ano passado, quando o Brasília Vôlei, idealizado por ela, surgiu para a disputa da Superliga. Neste ano, ela lançou candidatura à Câmara Legislativa pelo PRB.

Ao lado do ex-jogador Iranildo (Flamengo, Botafogo, Brasiliense), Leila tem o nome mais forte entre os aspirantes a distrital. Outro nome conhecido é o do ídolo da torcida do Brasiliense, Iranildo. O Chuchu aposta na carreira de jogador para estrear com vitória. “Espero que ajude. Em 19 anos como jogador, fiz de tudo”, admite o Chuchu, convidado pelo PMDB.

Cartolagem
Há quatro anos, o presidente do Ceilandense, Manoel Santos, representou o futebol do DF nas eleições. Os 298 votos recebidos desanimaram o “Santos Ceilandense”. Desta vez, ele prefere acompanhar de longe. “Não dá para mim”, lamenta.

Por outro lado, dois mandatários de clubes locais entraram na disputa. Ademilton Pavão (Capital) e Ricardo Vale. Os dois, no entanto, rejeitam vincular suas campanhas ao cargo nos clubes. “Sou fundador do Partido dos Trabalhadores (PT) de Sobradinho. Tenho uma trajetória política. Sou candidato em função dessa atuação política”, explica Vale, atual secretário-geral do partido no DF e irmão de Paulo Tadeu, conselheiro do Tribunal de Contas do DF. O vínculo de Vale com o cargo no Sobradinho, na visão do candidato, pode até atrapalhar seus planos. “Infelizmente, a sociedade vê esta classe de dirigentes esportivos com maus olhos”, lamenta.

Além da contínua divulgação de seus nomes por terem um cargo esportivo, ou pela fama no esporte, mais motivos levam esses candidatos a buscarem uma vaga na Câmara Legislativa, propõe o professor de ciências políticas da UnB João Paulo Peixoto. Os grandes eventos sediados pelo Brasil, como a Copa e as Olimpíadas de 2016, propulsionam essa vontade. “Mas não basta ser ligado ao esporte. A pessoa precisa ter uma história para poder ser representante de determinado setor”, alerta Peixoto, citando o deputado federal Romário. “É um nome nacional, ele é polêmico, tem uma personalidade que vai além do esporte.” Ademilton Pavão, presidente do Capital, justifica sua inscrição. “Trabalhei durante 16 anos com um deputado na Bahia e com outros deputados aqui no DF.”

Candidatos a deputado distrital ligados ao esporte

Ademilton Pavão
Presidente do clube de futebol Capital

Allan Andrade
Presidente da Federação de Basquete do DF (pediu licença para concorrer)

Carvalho do Cresspom
Presidente do clube que é casa do time feminino de futebol

Edmardo Singo
Técnico de futebol de escolinhas e futebol feminino

Iranildo
Ex-jogador de Flamengo, Botafogo e Brasiliense

Júlio César Ribeiro
Ex-secretário de Esporte (pediu exoneração para concorrer)

Kalango Corredor
Outro conhecido atleta de Brasília


Leila Barros
Ex-jogadora de vôlei e idealizadora do Brasília Vôlei

Marcelo da Adega
Ex-presidente do clube de futebol Ceilandense

Marta Cléria Lima
Ex-jogadora e treinadora de vôlei

Mestre Paulão
Capoeirista de Brasília

Ricardo Vale
Presidente do clube de futebol Sobradinho

Toninho Maratonista
Conhecido corredor da cidade