Mais Esportes

VOO LIVRE

Brasília recebe campeonato brasileiro e internacional de Asa-delta

Os competidores vão decolar do Vale do Paranã (GO) e pousarão na Esplanada dos Ministérios

postado em 31/07/2014 11:29 / atualizado em 31/07/2014 13:54

Jéssica Raphaela /Correio Braziliense

Na página on-line da Associação Brasileira de Voo Livre, está estampada uma grande foto de diversas asas-deltas estacionadas na Esplanada dos Ministérios, com o Congresso Nacional ao fundo. Não é à toa. Graças ao período de seca e ao clima desértico — quando o dia é quente, e a noite, fria —, Brasília é um dos pontos preferidos de quem pratica a modalidade. As condições ideais de voo trazem à cidade, neste fim de semana, cerca de 60 atletas que disputarão o Campeonato Brasileiro e Internacional de Asa-delta.

Daniel Ferreira/CB/D.A Press

Domingo será o primeiro dia de prova. Os competidores decolarão do Vale do Paranã (GO), a cerca de 100km de Brasília. Depois de aproximadamente três horas de voo, eles pousarão na Esplanada dos Ministérios, no coração da cidade desenhada como um avião pelo urbanista Lúcio Costa. O campeonato segue até o dia 9, com previsão de uma decolagem por dia, até que se conheça o campeão da segunda etapa do Brasileiro.

Na disputa pelo título, está o brasiliense Eduardo Fernandes, atual líder do ranking nacional. Ele foi o vencedor da primeira etapa, em Governador Valadares (MG), em fevereiro. Agora, pretende repetir o feito. Com mais de uma década de experiência e 40 anos de idade, Dudu, como é chamado, se mostra confiante por competir em casa. “Brasília é ideal para a asa-delta pela condição climática. Enquanto que, em outras cidades, alguns dias de competição são cancelados por causa da chuva ou do vento, a gente consegue ter prova todos os dias aqui. É garantia de voo”, explica o atleta, que começou a passear pelo céu da capital em 2002. “Vai ser uma competição de alto nível, com os melhores do país. Espero que minha experiência na cidade colabore”, completa.

Três degraus para o topo
O Campeonato Brasileiro e Internacional de Asa-Delta é realizado em três etapas. Neste ano, a primeira foi em fevereiro, em Governador Valadares (MG). Brasília recebe a segunda na próxima semana, e o Pico do Gavião (MG/SP) será palco da terceira e última etapa, entre 7 e 13 de setembro. A capital, tradicionalmente, realiza uma fase da competição, sempre em agosto.


SERVIÇO

Campeonato Brasileiro e Internacional de Asa-delta
Data: 3 a 9 de agosto
Local: Largada no Vale do Paranã (GO) e pouso na Esplanada dos Ministérios
Horário: a partir das 12h

 

Leia a reportagem completa na edição impressa do Correio Braziliense