Mais Esportes

TREINAMENTO ESPORTIVO

Respiração adequada melhora o rendimento do atleta

Especialistas ouvidos pelo Correio dão dicas para melhorar a respiração durante a atividade física

postado em 19/08/2014 18:05

Jéssica Raphaela /Correio Braziliense

Antonio Cunha/CB/D.A Press - 11/5/14

Inspira, expira. O movimento é cíclico, frequente e ritmado. Ação involuntária do corpo, a respiração é protagonista durante a atividade física. O ruído do ar entrando e saindo do pulmão deixa de ser imperceptível e se torna o principal barulho ouvido pelo atleta. A atenção é mesmo necessária, pois respirar de maneira correta ajuda a melhorar o rendimento físico. É o movimento dos pulmões que vai definir até quando o corpo suporta o esforço (veja dicas no infográfico abaixo).

“Se a pessoa respirar errado, terá menos fôlego para passar muito tempo em ação. Com isso, ela vai se cansar mais rapidamente e não conseguirá completar o exercício”, alerta o fisiologista do exercício Jonato Prestes. Doutor em ciência fisiológica pela Universidade Católica de Brasília, ele explica que o corpo gasta mais oxigênio durante a atividade, o que só pode ser suprido pela respiração. Portanto, quem tem uma capacidade respiratória boa acaba se saindo melhor nos treinos.

A fim de suprir essa necessidade, a dica é deixar a respiração fluir. É fácil manter o ritmo no início do exercício aeróbico, como a corrida e o ciclismo. Mas, à medida que a atividade vai evoluindo, torna-se mais difícil inspirar o ar pelo nariz e o expirar pela boca. “Os pelos e a mucosa nasal servem como barreira imunológica para substâncias nocivas. Mas, quando a demanda do exercício fica maior, é natural inspirar também pela boca, porque entra mais oxigênio”, aconselha Prestes.

Além de atender a necessidade de oxigênio, a respiração tem uma segunda função importante para o atleta. Durante o exercício, o corpo produz uma quantidade de gás carbônico maior do que em repouso. Cabe à expiração eliminar esse excesso, produzido pelos músculos. Quando o exercício é muito intenso, o corpo não tem tempo suficiente para que o processo aconteça. Por isso, tenta acelerar a eliminação de gás carbônico, causando hiperventilação.

A sugestão do fisiologista para quem quer fazer uma atividade mais duradoura é diminuir a intensidade. “A hiperventilação só surge quando a capacidade respiratória não corresponde ao nível da atividade. Nesse caso, é importante diminuir a velocidade, ir com mais calma”, completa Jonato Prestes. Ele adverte que bloquear a respiração durante um exercício é nocivo. Fazer isso pode resultar no aumento da pressão arterial e intracraniana, o que gera desmaios e, em casos mais graves, AVC (acidente vascular cerebral).

Sugestões
Não existe um padrão para respirar corretamente. “Há algumas sugestões para corredores, como inspirar durante duas passadas e expirar durante três, mas nem todos conseguem se adequar a esse modelo e ficam ofegantes quando tentam”, diz o professor de educação física Luiz Paulo Borges. Independentemente da frequência, o importante é manter a respiração contínua. “Cada indivíduo deve encontrar o ritmo confortável, e a respiração vai se tornar algo natural. Quando a pessoa encontra esse ritmo, o exercício fica bem mais fácil”, completa.

No exercício anaeróbico, como a musculação, o indicado pelos especialistas é expirar na hora de fazer o esforço muscular. No entanto, há controvérsias entre profissionais da área. De todo modo, no treino de força, adotar tanto a respiração peitoral quanto a abdominal (inflar o peito e o abdômen na hora de inspirar) pode ajudar. “Usar todos os músculos da região que envolve o pulmão dá mais força na hora de fazer o movimento”, afirma Borges.