Mais Esportes

FUTEBOL AMERICANO

Primeiro brasileiro na NFL aprendeu as regras do esporte no videogame

O jovem Cairo Santos, 22 anos, é o Kicker do Kansas City Chiefs

postado em 02/09/2014 20:33 / atualizado em 02/09/2014 22:00

Gazeta Press

Divulgação
Qual é o melhor lugar para aprender um esporte? Jogando, certo? Se Cairo Santos for perguntado sobre isso, certamente sua resposta será negativa.

Primeiro brasileiro a passar do crivo dos times de Futebol Americano e se tornar um jogador titular da NFL (sigla em inglês para Liga Nacional de Futebol Americano), o paulistano revelou que conheceu e entendeu as regras do maior esporte dos Estados Unidos de uma forma bem diferente: jogando videogame.

“Eu comecei chutando uma bola porque sabia que poderia ser um bom Kicker (chutador) na escola. Então comprei o Madden (jogo oficial de vídeo-game) e foi lá que aprendi as regras. Eu via o pessoal jogar e falava: Uau. Quero fazer isso um dia”, revelou o mais novo jogador do Kansas City Chiefs.

Aos 22 anos, Cairo Santos já colocou o seu nome na história do esporte brasileiro. O Kicker desbancou o veterano Ryan Succop, que foi dispensado, e será titular na temporada que começa nesta quinta-feira. O time de Kansas entra em campo no domingo, diante do Tennesee Titans, em casa. “O Futebol (Americano) está crescendo muito no Brasil. Será muito bom entrar em campo no domingo, representar o meu país e ser parte dessa história”, disse.

Cairo chegou aos Estados Unidos em 2007 para jogar o futebol tradicional no Brasil, mas rapidamente foi influenciado pelos colegas a praticar o futebol americano pela força do seu chute. Santos se tornou atleta do time da escola e ganhou uma bolsa da Universidade de Tulane para estudar e jogar. Por Tulane, o agora atleta dos Chiefs ganhou o prêmio de melhor Kicker da Liga Universitária Americana em 2012. No mesmo ano, Cairo Santos chutou e acertou um Field Goal de 57 jardas, batendo o recorde na mesma Liga.

Sem família nos Estados Unidos, Cairo deseja levar sua mãe e irmã para os EUA para ver um jogo: “Gosto de pensar um jogo de cada vez, mas quero trazê-los aqui para ver um jogo. Seria muito legal essa experiência. Está todo mundo enlouquecendo em São Paulo”, finalizou.