Mais Esportes

JOGOS DO RIO 2016

Rio 2016 apresenta mascotes e inicia votação para escolha dos nomes

postado em 24/11/2014 10:24

Gazeta Press

Rio 2016/ Alex Ferro

Os mascotes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro foram apresentados na noite deste domingo. Os dois foram criados com influências da cultura pop, de elementos da animação e personagens de videogame.

A partir de agora, há uma votação com três pares de nomes para a dupla, um para o olímpico e outro para o paraolímpico. As opções são as seguintes: Oba e Eba; Tiba Tuque e Esquindim, e Vinicius e Tom. Os votos são feitos por meio do site www.rio2016.com/mascotes e do perfil do Rio 2016 no Twitter (@Rio2016).

A origem da dupla remete ao dia em que o Rio de Janeiro foi escolhido como sede para 2016, em outubro de 2009. A ideia é que ambos representem a explosão de alegria dos brasileiros quando houve o anúncio da vitória da cidade.

"Os mascotes são um dos símbolos mais importantes dos Jogos, porque eles criam um elo emocional com o nosso público e são os verdadeiros embaixadores do evento, criando uma conexão com público, especialmente infanto-juvenil", explica Beth Lula, diretora de Marca do Comitê Rio 2016.

O mascote olímpico faz referência à diversidade dos animais do Brasil, enquanto o paralímpico representa a flora do País. A votação dos nomes dos dois se estenderá até o dia 14 de dezembro.