Mais Esportes

RALLY

Piocerá movimenta Teresina e promete disputa acirrada até o litoral cearense

Cascalho e mata fechada prometem dominar início das provas

postado em 26/01/2015 17:42

Sílvia Mendonça

Vipcomm/Divulgação

Teresina (PI) - Sob um sol de rachar e com expectativa crescente, a 28ª edição do tradicional rally Piocerá tem início nesta terça-feira (27/1) com o percurso off-road de regularidade nas modalidades de motos, quadriciclos, UTVs, carros 4×4 e bikes. São quatro dias de provas, com inicio na capital piauiense, Teresina, e chegada em Beberibe, no litoral do Ceará. Neste ano, foram elaborados três trajetos, entre eles um exclusivo para bicicletas e outro para motos. O caminho total desta edição chega a mais de 1.000 quilômetros, com participação de aproximadamente 500 atletas de 21 estados e Distrito Federal.

O clima durante a apresentação de especificações das provas aos participantes, nesta segunda-feira (26/1), foi de descontração. A maioria já parecia conhecer os organizadores de outros rallys e se sentiram em casa – era possível escutar piadas e equipes interagindo e se desafiando. A surpresa desta edição foi a grande procura pela modalidade bike. Inicialmente, eram oferecidas apenas 100 vagas, mas, por conta da grande procura, neste ano 150 ciclistas conseguiram entrar na disputa.

O idealizador e diretor geral da competição, Ehrlich Cordão, adianta que em 2015 a prova está mais técnica do que nunca. “Têm balaios demais, muito laço e pegadinha. As médias estão justas para os caras não cochilarem. Ou seja, cada dia tem uma surpresa”, alerta. Cordão destaca ainda que nesta edição, especialmente a partir do segundo dia de provas, os trechos serão completamente inéditos. “Já andamos nessas regiões, mas nunca pelas trilhas que vamos percorrer desta vez”, conta.

Ainda de acordo com o criador do Piocerá, o primeiro dia de competição deve ser marcado por estradas de cascalho, campos de carnaubais e mata fechada. Já no segundo dia, o cenário muda completamente e dá espaço à areia e pedras grandes. “Nesse dia passamos pela Serra da Ibiapaba, que é uma decida muito bonita”, acrescenta. O terceiro dia volta a ser marcado por estradas de cascalho, mas desta vez dentro de uma região muito seca do Ceará, com cactos e mandacarus. O quarto e último dia será de mais areia, sendo três quilômetros de dunas. A recompensa é, finalmente, chegar ao litoral.

A largada promocional da competição ocorre, nesta segunda-feira, às 19h30, no estacionamento do Shopping Teresina. Amanhã, a largada oficial toma conta da Ponte Estaiada, de onde os competidores seguirão para o município piauiense de Pedro II.

A repórter viaja a convite da organização do evento