Mais Esportes

Rali deixa rastro de ações sociais no Piauí

Piocerá encerra terceiro dia de provas com projetos voltados para a comunidade Nordeste

postado em 28/01/2015 22:33

Sílvia Mendonça

Ricardo Ribeiro/Vipcomm
 

Motores à parte, o destaque do segundo dia de provas da 28ª edição do rally off-road Piocerá foram os moradores do interior piauiense. Apesar do calor escaldante, crianças, adultos e idosos do município de Milton Brandão, no povoado de Cajueiro/PI, não hesitaram em sair de casa para aproveitar as ações sociais promovidas pela organização do evento. Só nesta quarta-feira (28/1), 235km foram percorridos por motos, quadriciclos, UTVs e carros 4×4. Já as bikes cumpriram trilha de 78km.

Antônio José de Almeida, de 58 anos, foi um dos beneficiários do projeto “De olho na trilha”, que realiza gratuitamente exames oftalmológicos e doa óculos. Foi assim que seu Antônio descobriu a solução para o antigo incômodo nos olhos. “Esse ‘mundarel’ de gente vem aqui e, pelo menos, vê como a gente vive. É um lugar seco, não tem emprego, não tem ganho nenhum. Vocês aparecerem é coisa de Deus”, acredita.

A pequena Sara Gabriela Ushoa, de 10 anos, estava animada em ver a movimentação atípica em seu povoado. “Achei muito legal, queria que viessem mais vezes”, conta. Estudante do quarto ano do ensino fundamental, Sara conta com orgulho que adora ler. Ela ganhou dois livros do projeto Rallyteca, que vai doar mais de dez mil volumes a comunidades carentes até o final da competição. “Minha mãe lia pra mim e eu sempre gostei de histórias diferentes”. A idealizadora do projeto, Adriana Araújo, destaca que o rally é a oportunidade perfeita para chegar até quem mais precisa de incentivo. “Rotas turísticas comuns não contemplam essas localidades. As crianças ficam encantadas quando olham os livros”, descreve emocionada.

Nesta quarta-feira (28/1), as motos, quadriciclos, UTVs, carros 4×4 e bikes partiram de Pedro II, no Piauí, e finalmente alcançaram a divisa entre os estados. Em solo cearense, competidores seguem amanhã de Crateús e Quixeramobim para a cidade de Quixadá. O terceiro dia de provas deve ser marcado, novamente, por estradas de cascalho, mas desta vez dentro de uma região muito seca do Ceará, com cactos e mandacarus. Nas motos, Wesley Macedo, de Teresina/PI, segue na liderança do campeonato. As outras modalidades ainda não liberaram os vencedores do dia.