Mais Esportes

Ministro do esporte recebe Atletas pelo Brasil após duras críticas da ONG

postado em 28/01/2015 23:40

Maíra Nunes

A relação entre a organização não governamental Atletas pelo Brasil e o novo ministro do esporte, George Hilton, começou conturbada. No fim do ano passado, o grupo formado por esportistas e ex-esportistas, como Rogério Ceni, Rubens Barrichello, Bernardinho, Gustavo Borges, Raí, Ana Moser e Hortência, fez duras críticas a indicação do ex-deputado. O principal ponto era a falta de intimidade dele com assuntos relacionados ao esporte. Nesta quarta-feira (28/1), porém, uma bandeira de paz foi lançada. Na tentativa de estabelecer um espaço de diálogo, George Hilton recebeu a ex-jogadora de vôlei Ana Moser, o ex-tenista Nelson Aerts e a diretora-executiva Daniela Castro no ministério, para uma conversa que durou uma hora e meia.

“Nós não criticamos o ministro, mas a forma de tratar o esporte. Porque havia uma expectativa de um conhecimento e de uma representatividade mais próxima do setor esportivo”, minimiza Ana Moser, após sair da reunião com George Hilton. “Nós temos uma opinião e não estamos aqui para ser convencidos ou amansar o tom para conseguir alguma coisa. Mas tudo tem os dois lados. O novo ministro tem se mostrado aberto a receber e interagir com outros setores, o que é positivo”, completou.

Os representantes da ONG se encorajaram para pedir a reunião com o ministro depois que Ana Moser e Raí, integrantes da Atletas pelo Brasil, receberem um convite para participarem de um encontro nacional de esportes estaduais, com objetivo de debater pontos como o legado dos grandes evento, na próxima semana. A resposta foi rápida e, em um intervalo de dois dias, a audiência foi realizada. “Tínhamos a intenção e conseguimos sair com os direcionamentos para não só continuar a conversa que tivemos aqui, como que essa conversa vire ações efetivas nos âmbitos que tratamos”, avalia.

A ONG Atletas pelo Brasil reúne atletas e ex-atletas em busca da melhoria do esporte no país. Em conjunto com empresas e órgãos governamentais, o grupo debate e cobra medidas que promovam o desenvolvimento da cultura esportiva para benefícios na saúde, educação e formação de valores para a sociedade. Uma das preocupações mais urgentes da organização é relacionada com o legado que será deixado após a realização dos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016.