Mais Esportes

NATAÇÃO

Nadador de Brasília supera má reação ao cloro para chegar à Seleção Brasileira

Leandro Bressan, 17 anos, está de malas prontas para competir no Sul-Americano

postado em 06/03/2015 09:35 / atualizado em 06/03/2015 09:50

Redação /Correio Braziliense

Antonio Cunha/CB/D.A Press

Como se não bastassem as braçadas contra os concorrentes por milésimos de segundo em busca de recordes, um adversário mais duro ousou atomentar a vida do brasiliense Leandro David Bressan, 17 anos: a proibição de entrar em piscinas com cloro em busca do sonho de defender a Seleção Brasileira.

Nadador desde os sete anos, Leandro começou a competir aos 12. Quanto tinha 11, iniciou tratamento contra a rinite alérgica. Como parte do combate à doença, uma irônica recomendação: afastar-se das piscinas com cloro por três meses. “Fiquei desesperado quando o médico falou que não poderia nadar. Eu gostava muito e não sabia o que fazer”, conta o atleta, que chegou a chorar no meio da consulta.

Leandro Bressan não desistiu do esporte. Morador do Lago Sul, o brasiliense passou a procurar clubes com piscinas salinizadas — na qual a água é higienizada sem uso do cloro. Ao encontrar um clube capaz de atender o treinamento, o nadador conheceu Fábio Costa — treinador de campeões como os triatletas olímpicos Leandro Macedo e Mariana Ohata. “Posso dizer que o meu problema com cloro levou-me a conhecer o técnico e a chegar ao nível em que estou hoje”, brinca.

"Bom tempo"

Quando conheceu o nadador, Fábio Costa percebeu uma boa parte técnica no nado peito e decidiu investir em Leandro. “Ele não tinha um bom tempo, pois nunca havia tido contato com treinamento. Agora, trabalhamos para corrigir pontos que precisam ser melhorados para competições”, explica.

Hoje, Leandro está livre do tratamento e pode voltar a competir em piscinas tratadas com cloro. Em 2014, ele bateu o recorde nos 50m e 10m peito competindo no Mundial Escolar de Viena, na Áustria. A prova internacional, entretanto, não é o maior orgulho de Leandro. Ele dá preferência a campeonatos nacionais. “O Brasileiro é a competição mais importante porque eu tenho que bater os melhores do país para ir a um Mundial ou a uma Olímpiada”, argumenta.

Em fevereiro deste ano, Leandro Bressan foi convocado pela Seleção Brasileira de Natação para o Campeonato Sul-Americano Juvenil, em Lima, no Peru, de 15 a 20 de abril.

Cronômetro

Agora, o principal adversário de Leandro Bressan é o cronômetro. Com média de 2min19s, seu principal objetivo é superar a marca pessoal. Antes de competir pela Seleção Brasileira, ele tenta atingir o índice do Troféu Maria Lenk. A competição também ocorre em abril, no Rio de Janeiro. A meta é baixar o tempo de 2min16s45 e se classificar para o Mundial Júnior da modalidade.

Para atingir o objetivo, Leandro segue a rotina de atleta. Inicia os treinos às 5h da madrugada e concilia os treinos com a escola no período da manhã. No período da tarde, mais duas horas são dentro da piscina. No fim do dia, o treinamento termina com musculação até às 21h30.