Mais Esportes

PAN-AMERICANO

No DF, família vibra com o ouro de Érika Miranda

Judoca de Taguatinga faturou a primeira medalha de ouro brasileira no Pan

postado em 13/07/2015 17:18 / atualizado em 13/07/2015 17:23

Juliana Espanhol

Gustavo Moreno/CB/D.A Press

Erika Miranda iniciou carreira no tatame por acaso. A jovem queria fazer natação, mas as vagas no Sesi Ceilândia tinham acabado. O jeito foi acompanhar o irmão mais novo nas aulas de judô. “Ela sempre foi muito brincalhona e sorridente. No início, não levava o esporte muito a sério, mas logo começou a se destacar pelo vigor físico e pelo desempenho”, relembra Yuri Miranda, 26 anos, irmão da atleta.

No primeiro torneio em que participou, a Copa Brasília de Judô de 1999 — na época, com faixa amarela, e apenas três meses de treino no esporte — conquistou medalha de prata. As participações em competições locais galgaram uma trajetória de sucesso mais tarde: a atleta é vice-campeã mundial e tem duas medalhas de prata em Jogos Pan-Americanos. No último sábado, fez história novamente. Foi responsável pela primeira medalha de ouro brasileira nesta edição dos Jogos Pan-Americanos, que ocorre em Toronto, no Canadá. A vitória contra a canadense Ecaterina Guica, na categoria até 52kg, marcou mais um capítulo na história da judoca brasiliense, que cresceu em Taguatinga. “No Brasil, onde reina o futebol, quem está mandando é o judô”, disse, em entrevista após a conquista, em alusão às outras duas medalhas que o país conquistou no esporte no mesmo dia. Hoje, Erika vive em Belo Horizonte, onde treina no Minas Tênis Clube.

William Lucas/Inovafoto
A mãe da judoca, a policial civil Maria Lúcia Sousa, 52 anos, vibrou com o resultado. “Estou muito feliz com a vitória dela. Apesar da distância, nos falamos quase todo dia. Ontem (sábado), às 3h da manhã, ela me mandou uma mensagem agradecendo por ser minha filha”, se derrete. Além de ser a única que consegue fazer o prato preferido de Erika, frango com batatas, Maria Lúcia é também a maior fonte de inspiração da filha. “Sinto muito bem por ela me ver dessa forma. Fui criada com poucos recursos materiais, mas aprendi valores como dedicação e esforço, o que consegui passar para os meus filhos”, disse.

Yuri, que chegou a competir profissionalmente, mas que hoje estuda para concursos, confirma a proximidade que a judoca tem com a família. “Ultimamente tem sido difícil ela vir a Brasília, mas estamos sempre nos falando. Vejo a vitória dela como uma realização pessoal, é uma batalha nossa”, disse.

Profissionalmente, o grande sonho da judoca é conquistar o ouro olímpico, além de ajudar outros jovens por meio do esporte. O filme preferido dela é, aliás, Menina de ouro, de Clint Eastwood, trama que mostra uma mais que determinada Hillary Swank como boxeadora em busca do sucesso. A própria atleta considera a determinação como seu principal ponto forte, e cita Raul Seixas como frase preferida: “Não diga que a vitória está perdida. Tenha fé em Deus, tenha fé na vida. Tente outra vez...”.

Perfil

Nome: Erika de Sousa Miranda
Categoria: Meio-leve (até 52 kg)
Data de nascimento: 04/06/1987
Local de nascimento: Brasília, DF
Peso: 52 kg
Altura: 1,62m
Principais conquistas:
Ouro no Pan (Toronto)
Prata no Pan (Rio de Janeiro) e (Guadalajara)
Vice-campeã mundial
Campeã no Grand Slam do Rio
Campeã no Grand Slam de Moscou
Campeã no Grand Slam de Baku