Mais Esportes

NATAÇÃO

Brasiliense conquista prata e bronze na natação em Open de Portugal

Glauber Silva ficou dois anos sem competir após exame antidoping que o tirou dos Jogos de Londres

postado em 24/07/2017 17:43 / atualizado em 25/07/2017 11:53

Iano Andrade/CB/D.A Press
Longe da atenção do Mundial de Esportes Aquáticos em Budapeste, na Hungria, um nadador brasileiro conquistou outras medalhas da modalidade. O brasiliense Glauber Silva, 30 anos, foi prata nos 50 metros borboleta e bronze na prova de 100 metros borboleta, no Open de Portugal na última semana. Glauber foi punido por doping em 2012 e ficou afastado das piscinas por dois anos. 

Devido a uma lesão, o nadador não conseguiu o índice para estar presente no mundial. Logo, buscou novas provas para estar em nível competitivo para o Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação, Troféu José Finkel 2017, que acontece no início do próximo mês. “Desde o ano passado venho fazendo várias competições lá pelo nível que a Europa tem. Essa competição serviu como preparação”, explica. 

O resultado representa a nova fase vivida pelo atleta. “Mudei de de técnico há três semanas. Essa conquista rápida me mostra que estou no caminho certo”, comemora Glauber, que voltou a treinar com Hugo Lobo, primeiro técnico do atleta. As mudanças foram feitas para atingir o objetivo de terminar o ciclo que ele não concluiu em 2012. 

Arquivo Pessoal

O brasiliense foi suspenso por dois anos após ser flagrado em exame antidoping. Na ocasião, Glauber ficou fora das Olimpíadas de Londres, para a qual havia obtido classificação. “Eu não pude estar presente em Londres, mas meu objetivo agora é conseguir a vaga para Tóquio-2020”, confirma. 

Apesar de ficar um período afastado das competições, ele não se distanciou da natação. O nadador conta que os patrocinadores mantiveram o apoio. “Isso foi fundamental. Continuei treinando normal. Além de me ajudar fisicamente, eu amadureci muito”, comenta.