Botafogo

COPA DO BRASIL

No Maracanã, Botafogo inicia Copa do Brasil diante do surpreendente Ceará

Glorioso vê no torneio uma chance real de título

postado em 27/08/2014 17:15

Vítor Silva/SS Press/Botafogo F. R.

Entrando apenas nas oitavas de final, por causa de sua participação na Copa Libertadores da América, o Botafogo estreia na Copa do Brasil nesta quarta-feira, às 22 horas (de Brasília), quando enfrenta o Ceará no Maracanã, pela rodada de ida.

O Glorioso vê no torneio uma chance real de título, uma vez que, no Campeonato Brasileiro, mesmo após o triunfo por 1 a 0 sobre a Chapecoense, a tendência é seguir lutando apenas contra o risco de rebaixamento. O Vozão, por sua vez, está no G-4 da Segunda Divisão, onde faz boa campanha e vem de empate por 1 a 1 com a Portuguesa, longe de casa. Em ascensão na competição eliminatória, o time surpreendeu ao eliminar o favorito Internacional, ganhando por 2 a 1 no Sul e por 3 a 1 no Nordeste.

O bom momento do Alvinegro é motivo de preocupação entre os jogadores do Botafogo, que reconhecem que o adversário desta quarta-feira, mesmo estando na Série B, tem futebol de elite.

“O Ceará vem conseguindo jogar um futebol envolvente, faz uma grande campanha na Série B do Campeonato Brasileiro, que é complicada, e ainda vem de uma grande trajetória na Copa do Brasil, eliminando o Internacional, um dos favoritos ao título. Vamos encontrar muitas dificuldades e não podemos pensar em entrar em campo desconcentrados. É preciso trabalhar com seriedade em busca da vitória”, disse o goleiro Jéfferson.

Mesmo sem estar com a situação tranquila no Campeonato Brasileiro, o Botafogo garante todo o foco no jogo contra o Ceará. “Não temos o direito de priorizar uma ou outra competição, pois o time não vem fazendo a melhor campanha no ano e sabemos que a nossa torcida deseja muito a conquista de um título. Portanto, temos que trabalhar com muita seriedade e fazer de tudo para ganhar do bom time do Ceará e avançarmos para a próxima etapa da competição”, disse o técnico Vagner Mancini.

O Botafogo tem mudanças em sua escalação. A principal delas é o reforço do atacante Emerson Sheik, que não participou dos últimos três jogos por cumprir suspensão. Ele assume o posto do jovem meia Daniel, vetado por conta de dores musculares na coxa direita. Assim, o atacante paraguaio Pablo Zeballos será recuado para o meio, a fim de auxiliar Cachito Ramírez na criação de jogadas.

Pelo lado do Ceará, o técnico Sérgio Soares acredita que o resultado deste primeiro jogo pode ter influência decisiva na classificação para as quartas de final da competição.

“Esse jogo pode ser chave dentro dos nossos planos, pois podemos conseguir um bom resultado e deixar a classificação encaminhada. Com um time experiente como é este do Botafogo, não podemos acreditar que vamos levar a definição para a segunda partida com facilidade. Temos que obter um resultado que nos dê tranquilidade no confronto de volta”, disse Soares.

Para este jogo, o Ceará não poderá contar com o lateral-esquerdo Vicente, suspenso por acúmulo de cartões amarelos, e nem com o atacante Lima, que já defendeu o Paysandu nesta Copa do Brasil. Hélder Santos deve assumir a lateral, enquanto que Bill tem tudo para ser o companheiro de Magno Alves no ataque.

FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO-RJ X CEARÁ-CE


Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 27 de agosto de 2014 (Quarta-feira)
Horário: 22 horas (de Brasília)
Árbitro: Bráulio da Silva Machado (SC)
Assistentes: Neuza Inês Back (Fifa-SC) e Rosnei Hoffmann Scherer (SC)

BOTAFOGO-RJ: Jéfferson; Edilson, Bolívar, André Bahia e Junior Cesar; Aírton, Gabriel, Cachito Ramírez e Pablo Zeballos; Emerson Sheik e Ferreyra
Técnico: Vagner Mancini

CEARÁ-CE: Jaílson; Samuel Xavier, Sandro, Alex Lima e Hélder Santos; João Marcos, Ricardinho, Eduardo e Nikão; Magno Alves e Bill
Técnico: Sérgio Soares