SÉRIE D

Luziânia estreia em casa após preparação corrida

Equipe enfrenta o Tombense neste domingo, na Serra do Lago e aposta no forte entrosamento para chegar à terceira divisão do Brasileiro

postado em 19/07/2014 20:12

Lorrane Melo /Correio Braziliense

Passava das 10h em Luziânia na sexta-feira. E o calor no Estádio Serra do Lago dava a impressão de ser impossível fazer qualquer atividade física. Mas os jogadores corriam sem parar. Alguns até esnobaram a pausa para hidratação e continuaram a treinar cobranças de faltas. A boa forma se justifica pela continuidade no trabalho. Apenas dois jogadores do elenco campeão do Candangão saíram. O entrosamento é a aposta do técnico Ricardo Antônio para conseguir o acesso à Serie C. Isso porque, segundo ele, o time ainda não está pronto: os 20 dias de pré-temporada foram considerados curtos. Como o time é bancado pela prefeitura da cidade, o orçamento não permitiu preparação melhor.

Nada que aperreie Ricardo Antônio, mineiro de Bom Despacho, com sotaque carregado. A proteção de Santo Antônio, do qual ele é devoto, nunca falhou. Todos os dias, ao acordar e antes de dormir, fica de joelhos e reza pela proteção do santo casamenteiro. Se alguma preocupação insistir em aparecer, há outro remédio infalível: a pescaria. No apartamento que divide com os preparadores físico e de goleiro, tem vara de pescar até ao lado da pia no banheiro. Segundo os jogadores, Ricardo é o mesmo dentro de campo e do barco: "Uma calmaria só".

Bruno Peres/CB/D.A Press


Enquanto Ricardo fala sobre a expectativa para a estreia, Rodriguinho — meia e craque do time passa ao lado, abraça o técnico e comenta: "Olha aí o meu galã dos olhos verdes". O técnico não esconde a gargalhada. Conta que trabalhar no início da carreira com meninos de 6 e 7 anos foi essencial para lidar com o atual grupo. "O ambiente é o mesmo. Eles jogam casca de laranja um no outro, brincam de cuspir. São meninos ainda". Garotos que também mostram fraqueza, afinal "a gente sabe que é difícil ser andarilho do futebol", diz.

E não é exagero dizer que o time é uma família, já que 12 atletas moram juntos em uma república. Ricardo Antônio acha possível o acesso à terceira divisão nacional, e tem até a receita pronta: “A esperança é que o time mantenha esse carinho que tem comigo também com a bola dentro de campo”.

Conheça o time:

O time-base
Edmar Sucuri; Thompson, Carlão, Perivaldo e Rafinha; Didão, David, Pixote e Rodriguinho; Chefe e Éder.

O técnico
Ricardo Antônio, devoto de Santo Antônio e fã de pescaria, é o ponto de equilíbrio do time que parece se preocupar mais com a união do que com o adversário. O mineiro tem fala mansa e jeito quieto.

O grito da torcida
“Forte, valente, não teme a disputa
Bola pra frente, vai firme na luta
Pois futebol assim é que se ganha
Reluz, meu Luziânia”

O craque
Rodriguinho
O meia é o camisa 10 e xodó da torcida. E não é por menos. Rodriguinho (foto) já conquistou 10 títulos do Candangão: cinco pelo Gama, quatro pelo Brasiliense e o último pelo Luziânia.

A contratação
Éder
O atacante foi o artilheiro do Candangão pelo Formosa, com nove gols marcados em 11 jogos — mesmo atrapalhado pelo episódio do sumiço das chuteiras.

Fique de olho
Edmar Sucuri
O goleiro de 23 anos chegou em 2011 para ocupar a vaga de segundo reserva. Aos poucos, ganhou a vaga de titular e terminou o Candangão como o menos vazado.

Folha salarial mensal
R$ 80 mil

Programe-se
Luziânia x Tombense-MG
Domingo, às 16h
Estádio Serra do Lago, em Luziânia (GO)
Ingressos a R$ 10