SÉRIE D

Brasiliense enfrenta Remo nas oitavas de final

postado em 22/09/2014 15:29 / atualizado em 22/09/2014 16:27

Redação /Correio Braziliense

Carlos Moura/CB/D.A Press
 

Após anunciar que o Brasiliense enfrentaria o Santos-AP, nas oitavas de final de Série D, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou uma nova tabela do mata-mata da quarta divisão após revisar a apuração das médias de pontuação das equipes na primeira fase. O clube candango vai enfrentar, na realidade, o Remo. O clube do Pará terminou a fase de grupos com a terceira melhor campanha entre os vice-líderes. Já o Jacaré foi o sexto melhor entre os lideres.

A primeira dúvida surgiu na noite de domingo, quando a CBF publicou, em seu site oficial, a lista dos confrontos da próxima fase. Ignorando que o próprio regulamento do torneio previa que os times fossem ranqueados pelo melhor aproveitamento médio na fase de grupos em vez da mais alta pontuação bruta — pois uma das chaves tinha um clube a mais do que as outras —, a entidade os classificou de forma errada, tendo de se retratar ontem.

Surgiu, então, impasse na definição do dono da melhor campanha na primeira fase. Confiança-SE e Tombense-MG estavam empatados na ponta. O regulamento previa que o primeiro critério de desempate fosse a “média de gols”, sem especificar o método, inexistente em outras competições da entidade e, portanto, aberto a desentendimento. Somente ontem a CBF explicou que o critério considera apenas os gols marcados, não o saldo de gols. Assim, o Confiana-SE foi o mais bem classificado, sem necessidade de sorteio.

Os esclarecimentos fizeram com que a CBF alterasse sete dos oito confrontos publicados em seu site oficial na noite de domingo. Uma das alterações envolve o Brasiliense — o time candango enfrentará o Remo-PA em vez do Santos-AP. Nos anos anteriores, a entidade utilizava um critério mais simples, fazendo os cruzamentos de forma regional do início ao fim da competição.

Segundo o regulamento, nas oitavas de final os clubes com melhor campanha e que terminaram na primeira colocação, sucessivamente, enfrentam os piores segundo colocados em jogos de ida e volta, nos dias 28 de setembro e 4 de outubro. Os classificados avançam para as quartas de final, que terão a mesma fórmula. Garantem o acesso à Série C os quatro que chegarem às semifinais.

Domingo (28/09)
15h
Ituano-SP x Moto Club-MA

16h
Central-PE x Confiança-SE
Metropolitano-SC x Tombense-MG
Santos-AP x Londrina-PR
Anapolina-GO x Rio Branco-AC
Remo-PA x Brasiliense-DF
Operário-MT x Brasil-RS
Globo-RN x Jacuipense-BA

Sábado (04/10)
16h
Confiança-SE x Central
Tombense-MG x Metropolitano-SC
Londrina-PR x Santos-AP
Brasiliense-DF x Remo-PA
Brasil-RS x Operário-MT
Jacuipense-BA x Globo-RN
17h
Moto Club-MA x Ituano-SP
19h
Rio Branco-AC x Anapolina-GO