Brasiliense encara Brasil-RS em Pelotas pelas quartas de final

postado em 12/10/2014 15:46

Gazeta Press

Para o Brasiliense voltar à terceira divisão do Campeonato Brasileiro, é preciso ultrapassar qualquer adversário, independentemente da idade. Nesta edição da Série D, o clube, fundado há apenas 14 anos, derrotou rivais com pouco tempo de história, como o Itaporã-MS, criado em 2008. Ignorou Villa Nova-MG e Remo, times com mais de um século de tradição, e chegou com autoridade às quartas de final. Hoje, o Jacaré tenta superar mais uma equipe centenária, o Brasil-RS, pelo jogo de ida das quartas de final da competição. O duelo começa às 20h, no Estádio Bento Freitas, em Pelotas (RS). Se passar pelo time gaúcho, o Brasiliense conquistará a vaga na Série C.

O embate entre os dois clubes é inédito. Esse tipo de confronto tem sido comum para o Brasiliense na Série D. Dos cinco adversários do Jacaré na competição, três cruzaram o caminho do time pela primeira vez na história e saíram de campo derrotados. O Villa Nova-MG foi a primeira vítima, na estreia do campeonato, 2 x 1. Em seguida, a equipe do técnico Marcos Soares goleou o Estrela do Norte-ES por 3 x 0 e o Itaporã-MS por 4 x 0.

O treinador ressalta que a vitória em Pelotas é o resultado ideal, mas não prioridade. Marcos Soares avisa que não sairá do Estádio Bento Freitas decepcionado caso o Brasiliense obtenha um empate ou um revés com diferença mínima no placar. “Se considerarmos os critérios de mata-mata, marcarmos gols em uma derrota com diferença curta não é desastroso”, explica.

O Brasiliense ainda não sabe o que é sair de campo derrotado nesta edição da Série D. São 10 jogos de invencibilidade. A última derrota do Jacaré em partidas oficiais aconteceu no primeiro semestre, há 168 dias, na derrota por 1 x 0 diante do Brasília, pelas semifinais do Candangão. O Brasiliense igualou o feito alcançado em 2003, quando o time se manteve invicto por 10 rodadas na segunda divisão nacional. “A marca é o que menos importa. O principal é trazer um bom resultado para o segundo jogo”, minimiza o Marcos Soares.

Goleador confirmado
Artilheiro do Brasiliense no campeonato, com cinco gols, o meia Rodrigo está confirmado para o duelo com o Brasil-RS. O jogador se queixava de dores no joelho esquerdo desde o duelo de ida das oitavas de final, contra o Remo. Marcos Soares testou o atacante Gilmar na vaga do meio-campo. O treinador não conta com o lateral-direito Ângelo. O atleta se machucou no confronto com o clube paraense, no último sábado (4), e não participa dos dois próximos compromissos do Jacaré. Dedê assume a posição.

Cem vezes Fábio Braz
O jogo de hoje marca a 100ª partida do capitão Fábio Braz com a camisa do Brasiliense. Esta é a terceira passagem do zagueiro pelo Jacaré. Aos 35 anos, o jogador atuou em grandes clubes nacionais, como Vasco e Corinthians. O único gol marcado pelo time de Taguatinga ocorreu em 2010, na vitória de 2 x 1 sobre a Ponte Preta, pela 37ª rodada da Série B.

10
Número de jogos de invencibilidade do Brasiliense na Série D

168
Quantidade de dias sem perder em jogos oficiais


FICHA TÉCNICA:

Brasil-RS x Brasiliense

16h

Estádio Bento Freitas
Pelotas (RS)

Série D
Quartas de final — jogo de ida

Brasil-RS

Eduardo Martini; Raulen, Cirilo, Fernando Cardozo e Brock; Chicão, Washington, Márcio Hahn e Zotti; Alex Amado e Nena

Técnico: Rogério Zimmermann


Brasiliense

Edson; Dedê, Fábio Braz, Felipe e Kaká; Douglas e Baiano; Luquinhas, Rodrigo e Zé Roberto; Claudecir

Técnico: Marcos Soares


Árbitro: Pablo dos Santos Alves (ES)