SÉRIE D

Brasiliense enfrenta o Brasil de Pelotas-RS em busca do acesso à Série C

Times se enfrentam neste domingo (19/10), às 16h, no Serejão

postado em 18/10/2014 19:53 / atualizado em 18/10/2014 20:05

Antonio Cunha/CB/D.A Press

O Brasiliense vive o pior ano da história desde a criação do clube, no ano 2000. Até agora, fracassou em todas as competições do primeiro semestre (Campeonato Candango e copas Verde e do Brasil) e disputa a mais baixa divisão da competição nacional pela primeira vez. Hoje, o time de Taguatinga enfrenta o Brasil de Pelotas-RS, às 16h, no Estádio Serejão, pela partida de volta das quartas de final da Série D, com o objetivo de salvar não apenas esta temporada, mas o ano de 2015 também.


Após a derrota por 2 x 1 no jogo de ida, é preciso vencer o adversário gaúcho por, pelo menos, 1 x 0 — uma vitória por 2 x 1 leva a disputa para os pênaltis. Avançar de fase dá à equipe o acesso à Série C. O fracasso, por sua vez, representa a incerteza de participação em um torneio nacional no segundo semestre de 2015.

 

Caso o Jacaré não reverta a vantagem do Brasil-RS, a tabela de jogos oficiais do clube na metade final de 2015 ficaria, em princípio, vazia. O time precisaria, no mínimo, alcançar a decisão do Campeonato Brasiliense de 2015 para ter novamente o direito de disputar a Série D. Somente os finalistas do torneio local têm direito às duas vagas destinadas aos clubes de Brasília. Vale lembrar que o Jacaré está fora da próxima Copa do Brasil por ter ficado de fora das finais do Candangão deste ano.

 

Apesar de ter se mantido em torneios nacionais desde 2001, o último acesso do Jacaré ocorreu no histórico título da Série B de 2004. De lá pra cá, são 10 anos de mais fracassos que êxitos, incluindo os rebaixamentos das séries A (2005), B (2010) e C (2013).

 

Para o confronto decisivo, o técnico do Brasiliense, Marcos Soares, não conta com três titulares do jogo de ida. O meia Rodrigo, artilheiro da equipe na competição com seis gols, e o centroavante Claudecir receberam o terceiro cartão amarelo e cumprem suspensão automática. O meio-campo Luquinhas lesionou a coxa esquerda e desfalca o Jacaré. Peninha deve ser o substituto. Nas vagas de Rodrigo e Claudecir, devem entrar Thiago Galhardo e Gilmar.

 

Leia a reportagem completa na edição impressa do Correio Braziliense deste domingo (19/10)