SÉRIE D

Brasiliense perde para o Brasil-RS nos pênaltis e é eliminado da Série D

Assim, candango pode ficar de fora de disputas nacionais em 2015

postado em 19/10/2014 18:49 / atualizado em 19/10/2014 20:05

Rodrigo Antonelli /Correio Braziliense

Jacaré tinha que ir às semifinais para garantir vaga na Série C 2015, mas perdeu em casa e pode não jogar nenhum nacional no ano que vem pela primeira vez desde 2001
Claudio Reis/Brasiliense F C

Um dos principais jogadores do Brasiliense nos últimos anos, Baiano foi o vilão da equipe de Taguatinga na tarde deste domingo, no Serejão. Após 2 x 1 no tempo regulamentar, o meia errou a última cobrança na decisão de pênaltis, contra o Brasil de Pelotas (RS) e viu Chicão marcar em seguida para colocar o time gaúcho nas semifinais da Série D. Com a classificação, os gaúchos garantem acesso à Série C do ano que vem. O Brasiliense, por sua vez, pode ficar fora de uma competição nacional pela primeira vez desde o ano de sua fundação, 2000. Para jogar a Série D 2015, terá que vencer o Candangão do ano que vem.

Precisando do resultado, o Brasiliense começou o jogo em ritmo intenso e foi para cima dos gaúchos. O Jacaré não precisou de mais do que três tentativas para fazer o primeiro gol. Logo aos 15 minutos, a bola sobrou no bico da pequena área para o atacante Luiz Carlos, que não desperdiçou. Como o resultado dava à classificação ao time do DF, o Brasil-RS saiu da defesa e passou a criar boas chances também.

Nena e Washington exigiram boas defesas do goleiro Edson, mas quem marcou de novo foi o Brasiliense, mais uma vez com Luiz Carlos. O centroavante recebeu bom cruzamento de Dedê pela direita e empurrou para o fundo do gol. A torcida ainda comemorava a vantagem no placar quando Nena fez boa jogada pelo meio e diminuiu para os visitantes.

Com o 2 x 1 no placar, o classificado para a Série C de 2015 só seria definido nos pênaltis e, muito cansado por causa do calor, o Brasil de Pelotas jogou o 2º tempo inteiro tentando segurar o placar. Abusando das faltas e demorando muito para cobrar cada lateral ou escanteio, o time do técnico Rogério Ziemmermann conseguiu o que queria. No fim, uma confusão no meio de campo acabou com um expulso para cada lado: Thiago Galhardo, pelo Brasiliense, e Leandro Leite, pelo Brasil-RS.

Nos pênaltis, Luiz Carlos fez o primeiro e Edson defendeu a cobrança de Nena. Porém, Fábio Braz também errou e deixou tugo igual. Baiano, último cobrador do Brasiliense, errou e viu Chicão fazer para o Brasil-RS, finalizando a partida, com a classificação dos gaúchos para a semifinal.