Flamengo

COPA DO BRASIL

Flamengo ignora pressão, faz 1 a 0 no América-RN e leva vantagem

Com a vitória fora de casa, Flamengo tem boa vantagem para o segundo jogo

postado em 01/10/2014 23:57

Gazeta Press

Vlademir Alexandre/VIPCOMM

Mesmo com a crise na Série B, a torcida do América-RN chegou empolgada à Arena das Dunas para as quartas de final da Copa do Brasil, estabelecendo até mesmo o recorde de público do estádio após a Copa do Mundo. O apoio das arquibancadas, no entanto, não surtiu efeito. Com um gol de Gabriel antes mesmo do primeiro minuto do segundo tempo, o Flamengo garantiu a vitória magra por 1 a 0, e agora boa vantagem para o Rio de Janeiro.

Com a vitória fora de casa, o Flamengo carrega boa vantagem para o segundo jogo da decisão. No segundo confronto, que será realizado no dia 15 de outubro, às 22 horas (de Brasília), no Maracanã, a equipe carioca joga pelo empate. O América-RN, por sua vez, leva para os pênaltis com o triunfo por 1 a 0, e garante a classificação com qualquer vitória por placares diferentes. O vencedor do duelo encara nas semifinais quem avançar de Corinthians e Atlético-MG.

Animação dentro de fora de campo
A torcida do América-RN resolveu esquecer a crise na Série B e apoiar de forma incondicional o time nesta quarta-feira. Desta forma, um belo mosaico tomou conta das arquibancadas da Arena das Dunas na entrada do Dragão em campo. Os flamenguistas também fizeram a sua parte, enchendo o setor visitante e ocupando ainda um pedaço do espaço mandante. Era um verdadeiro espetáculo dos dois lados.

O apoio das arquibancadas surtiu efeito dentro de campo. O Flamengo não sentiu a pressão americana, dominou os primeiros lances, e quase marcou aos quatro minutos, com um cruzamento rasteiro de Márcio Araújo que passou pela pequena área sem desvio. A jogada indicou qual seria o melhor caminho para os cariocas: o time visitante passou a levar vantagem em todas as descidas pela direita.

Aos 21 minutos, Léo Moura recebeu o passe longo, saiu na frente do marcador, cruzou rasteiro, Alecsandro conseguiu chegar antes da marcação, mas desviou para fora. Na sequência, após mais um cruzamento pela direita, o centroavante ganhou da zaga, Fernando Henrique deu rebote, Gabriel completou para o fundo das redes, mas a arbitragem invalidou o lance assinalando impedimento rubro-negro.

O América-RN aos poucos foi equilibrando a partida, e neutralizou a pressão. O time de Natal também conseguiu trabalhar a bola no campo de ataque por mais tempo e assim passou a criar algumas chances de perigo. Aos 29, após cobrança de escanteio do Dragão, Max se antecipou à marcação, desviou de cabeça e acertou o lado de fora da rede defendida por Paulo Victor.

O primeiro tempo chegava ao seu fim, mas os dois times ainda teriam chances claras para movimentar o marcador. O Flamengo acionou Gabriel, que recebeu o cruzamento novamente da direita, desviou de cabeça e obrigou Fernando Henrique a fazer uma bela defesa. Pelo lado do América-RN, Thiago Dutra invadiu a área com espaço, mas não acertou o gol no momento do chute.

Gol relâmpago garante a vitória

Apesar do bom desempenho pelo lado direito, Vanderlei Luxemburgo mexeu no setor, sacando o cansado Leonardo Moura, que era dúvida para o jogo por causa do condicionamento físico, para a entrada de Luiz Antônio. O treinador, no entanto, viu o Flamengo inaugurar o marcador antes que qualquer mudança de esquema pudesse fazer efeito dentro de campo.

Antes que o primeiro minuto da etapa complementar estivesse completo, Everton puxou o ataque do Flamengo pela intermediária, fez o passe para Alecsandro, que protegeu da marcação com o pivô e abriu na direita. Gabriel apareceu livre dentro da área, bateu cruzado com tranquilidade e não deu chances para o goleiro Fernando Henrique. Era a festa da torcida flamenguista em Natal.

O gol abalou o América-RN, que teve dificuldades para voltar a pressionar a saída de bola do Flamengo, como estava fazendo ao longo da etapa inicial. Ainda assim, já aos oito minutos de bola rolando, os anfitriões conseguiram chegar na bola parada. Arthur Maia cobrou falta em direção ao gol, Márcio Passos subiu livre de marcação na cara de Paulo Victor, mas desviou por cima do travessão.

O resultado não era interessante aos anfitriões. Sendo assim, Marcelo Martelotte fez logo duas alterações. Max deu lugar ao garoto Paulinho, para dar mais velocidade ao ataque americano. O volante Judson, por sua vez, que já tinha o cartão amarelo, deu lugar a Jéferson. O objetivo de marcar presença no ataque teve êxito, mas ainda faltava criatividade para envolver o adversário.

O Flamengo já não se preocupava em atacar, por isso Vanderlei Luxemburgo quis renovar sua linha ofensiva com Eduardo da Silva e Lucas Mugni. O América-RN também mudou, colocando Alfredo no lugar de Rodrigo Pimpão. O atacante que saiu do banco de reservas, aliás, teve a chance do empate, mas chutou por cima do travessão ao sair na cara de Paulo Victor.