Flamengo

COPA DO BRASIL

Em boa fase, Flamengo e Atlético-MG iniciam duelo no Maracanã

Times se encaram na rodada de ida das semifinais

postado em 29/10/2014 14:57 / atualizado em 29/10/2014 15:07

Gazeta Press

Gilvan de Souza / Flamengo

Duas das mais apaixonadas torcidas do país, Flamengo e Atlético-MG ficarão frente a frente nesta quarta-feira, às 22h (de Brasília), quando se enfrentarão no Maracanã, pela rodada de ida das semifinais da Copa do Brasil. Os flamenguistas chegaram com tranquilidade até aqui, pois venceram os dois jogos contra o América-RN por 1 a 0 nas quartas de final. Já o Galo conquistou uma classificação épica ao golear o Corinthians por 4 a 1 em Belo Horizonte (MG), após derrota por 2 a 0 na ida, na capital paulista. Diante do Rubro-Negro, mais uma vez o Galo poderá decidir a vaga em casa, pois a volta, na capital mineira, será no dia 5 de novembro.

Flamengo e Atlético construíram trajetórias de recuperação para chegarem a esta semifinal. Entraram na Copa do Brasil apenas nas oitavas, pois participaram da Copa Libertadores, onde amargaram eliminações dolorosas. Seus atuais comandantes, foram contratados com status de salvadores da pátria e corresponderam. No Flamengo, Vanderlei Luxemburgo pegou um time na lanterna no Brasileirão e hoje o risco de queda é quase nulo. No Atlético, Levir Culpi assumiu após acusações de que Paulo Autuori ficou meses sem dar um padrão ao atual campeão da Libertadores. Hoje o time figura inclusive no G-4 do Brasileirão.

“O bom trabalho que Atlético e Flamengo fizeram nesta Copa do Brasil e nesta etapa da temporada os credenciam a um jogo que tem tudo para ser muito disputado, e a minha expectativa é de que sejam partidas de grande nível”, disse Levir Culpi.

Vanderlei Luxemburgo segue a mesma linha de raciocínio. “Flamengo e Atlético Mineiro chegaram por méritos até aqui, são dois grandes clubes, duas torcidas apaixonadas e merecem lutar pela vaga na final. Acredito em dois jogos muito disputados e vamos trabalhar no sentido de que o Flamengo saia vitorioso”, afirmou Vanderlei.

Os jogadores dos dois times reconhecem que é complicado apontar um favorito e são cautelosos até na hora de traçar estratégias. “Enfrentar o Flamengo no Maracanã é sempre muito complicado. Temos que ir com o pensamento de conseguir um resultado que nos dê condições de ter tranquilidade para definirmos a classificação em nossa casa. A derrota com gols, já que este é um critério de desempate, não é ruim, mas nem sempre vamos conseguir reverter em casa e por isso o nosso pensamento é o de buscar a vitória no Rio de Janeiro”, analisou o meia Maicosuel.

Para evitar que os atleticanos tenham sucesso nesta estratégia, os flamenguistas sonham com o jogo perfeito. “O Atlético Mineiro tem hoje um dos melhores elencos do futebol brasileiro e um time muito bem armado pelo seu treinador. Portanto, sabemos que não vamos ter vida fácil e que esse jogo no Rio de Janeiro será fundamental na nossa luta para chegarmos à final. Vamos precisar fazer um jogo perfeito taticamente, além de estarmos em um bom dia tecnicamente. Essa combinação vai ser muito importante para neutralizarmos os pontos fortes do adversários e colocarmos alguma vantagem nestas semifinais”, avaliou o lateral esquerdo João Paulo.

Para o jogo contra o Atlético, o Flamengo não poderá contar com o zagueiro Marcelo, que vai cumprir suspensão por ter sido expulso na vitória sobre o América-RN pelas quartas de final. Como Wallace, em fase final de recuperação de lesão na coxa direita, ainda não tem condições de jogo, Vanderlei Luxemburgo vai optar por armar o setor com Chicão e Samir.
 Rodrigo Clemente/EM/D.A Press.

Terceiro colocado do Campeonato Brasileiro, o Galo dá uma pausa na competição para pensar nas semifinais da Copa do Brasil. Para enfrentar o Flamengo, o técnico Levir Culpi terá o retorno de alguns jogadores importantes, mas segue com baixas na equipe. O zagueiro Leonardo Silva se recuperou de lesão na coxa direita, mas sem ritmo, não foi relacionado para o jogo.

O centroavante Jô, que vive momento complicado no clube, teria condições de atuar, mas Levir Culpi preferiu deixar o atacante de fora para aprimorar a condição física e voltar em uma situação mais favorável. Por outro lado, o time alvinegro estará reforçado em relação ao duelo contra o Sport pelo Campeonato Brasileiro.

O atacante Diego Tardelli será a principal novidade do clube. O jogador cumpriu suspensão na vitória em cima dos pernambucanos e está liberado para voltar ao time. O também atacante Luan é outra peça importante que cumpriu suspensão, assim como o zagueiro Edcarlos. Assim, eles ocuparão as vagas de Alex Silva, Tiago e Cesinha, respectivamente. A volta dos atacantes é importante, porque, segundo o técnico Levir Culpi, marcar um gol fora de casa na Copa do Brasil pode fazer a diferença na classificação. “É um jogo diferente. É um clássico brasileiro. Temos de ir lá com o pensamento de fazer gols também. Gol fora é muito interessante. Mas o principal é perceber quem terá condições de jogar”, declarou.

O classificado deste duelo fará a final da Copa do Brasil com o ganhador do duelo entre Cruzeiro e Santos, que começam a decidir a outra semifinal também nesta quarta-feira, em Belo Horizonte. O jogo da volta será no dia 5, em São Paulo.

FICHA TÉCNICA
FLAMENGO-RJ X ATLÉTICO-MG


Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 29 de outubro de 2014 (quarta-feira)
Horário: 22 horas (de Brasília)
Árbitro: Luiz Flavio de Oliveira (SP)
Assistentes: Alessandro Rocha de Matos (Fifa-BA) e Emerson Augusto de Carvalho (Fifa-SP)

FLAMENGO: Paulo Victor, Leonardo Moura, Chicão, Samir e João Paulo; Victor Cáceres, Márcio Araújo, Héctor Canteros e Everton; Gabriel e Eduardo da Silva
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

ATLÉTICO-MG:
Victor; Marcos Rocha, Edcarlos, Jemerson e Douglas Santos; Josué, Luan, Dátolo e Maicosuel; Diego Tardelli e Carlos
Técnico: Levir Culpi