Flamengo

CAMPEONATO BRASILEIRO

Flamengo vence o Coritiba e se livra definitivamente do rebaixamento

Lucas Mugni, Everton e Nixon fizeram os gols do Rubro-negro. Do outro lado, o camaronês Joel marcou duas vezes para o Coxa

postado em 16/11/2014 19:31

Gazeta Press

Gilvan de Souza / Flamengo

O Flamengo venceu o Coritiba por 3 x 2 na tarde deste domingo (16/11) no Maracanã, e chegou aos 47 pontos na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro. A pontuação elimina qualquer possibilidade de rebaixamento para a equipe carioca, com três rodadas a serem disputadas antes do fim da temporada.

Lucas Mugni, no primeiro tempo, Everton e Nixon, na etapa complementar, fizeram os gols do Rubro-negro, enquanto o camaronês Joel marcou duas vezes para o Coxa.

Mesmo com a derrota, o Coritiba se manteve fora da zona do rebaixamento, mas ainda segue seriamente ameaçado de cair. Na próxima rodada, o Flamengo reencontra o Atlético Mineiro na quarta-feira, no Independência. Já o Coritiba tem um duelo decisivo contra o também ameaçado Vitória, no mesmo dia, no Barradão.

O jogo -
Pressionado pela necessidade de vencer para continuar na luta contra o rebaixamento, o Coritiba iniciou o duelo no Maracanã tentando marcar o Flamengo sob pressão. Com os cariocas com dificuldades para sair jogando, os primeiros minutos foram truncados e de muita disputa entre as duas intermediárias.

O primeiro lance de área só aconteceu aos 13 minutos, mas sem qualquer perigo. Trama do ataque do Coritiba pela direita e Joel recebe dentro da área. O atacante tentou um giro, mas, de maneira bisonha, nem chutou nem passou a bola, que acabou próxima à lateral esquerda do campo.

O Flamengo tentava explorar o contra-ataque em velocidade e foi bem sucedido logo em sua primeira estocada. Gabriel avançou pela direita e enfiou para Nixon na ponta. O atacante cruzou a meia altura, Everton fez o corta luz e Mugni recebeu de frente para o goleiro, e teve a calma necessária para tocar para o fundo da rede.

O restante do primeiro tempo reservou muito poucas emoções para o público presente. Mesmo com a pressão, o Coritiba não deu trabalho ao goleiro Paulo Victor. A exceção foi aos 38 minutos, quando Alex cobrou falta da entrada da área, mas o goleiro rubro-negro estava bem colocado e fez a defesa sem maiores dificuldades.

Os paranaenses dominaram a posse de bola na etapa inicial, e foram bem superiores no número de finalizações. Antes do final, porém, o Fla engatou uma sequência. Aos 43, Gabriel aproveitou uma sobra de bola na entrada da área e arriscou o chute, mas ela desviou e saiu em escanteio. Na cobrança rápida, Anderson Pico recebeu, ajeitou e soltou a bomba. O chute foi cruzado e Vanderlei se esticou para, com a ponta dos dedos, mandar para fora.

O Coritiba foi para o segundo tempo disposto a reverter o placar. Marquinhos Santos fez duas alterações no intervalo, sacando Sérgio Manoel e Gil para as entradas de Zé Love e Dudu.

Aos 6 e aos 8 foram dois chutes de fora da área, com Dudu e Zé Love, respectivamente, mas que não acertaram o gol. A melhor chance veio aos 9, quando Alex ficou de frente para o gol, mas não alcançou o cabeceio.

Assim como na primeira etapa, o contra-ataque rubro-negro voltou a ser mortal. Léo Moura lançou Gabriel na direita e ele mais uma vez fez grande jogada, se livrou da marcação e rolou rasteiro para o meio da área. Everton apareceu e só empurrou para o gol.

Com dois a zero, o Flamengo teve chance de ouro para matar o jogo aos 19. Everton sofreu pênalti na entrada da área, mas Chicão cobrou mal e Vanderlei fez a defesa. O lance animou o Coritiba, que voltou a pressionar, e aos 22, diminuiu. Zé Love avançou pela ponta esquerda e cruzou. Joel apareceu na entrada da área, dominou e chutou cruzado e bateu Paulo Victor.

Revigorado, o Coritiba foi com tudo pra cima do adversário, e quase chegou ao empate aos 29. Dudu recebeu livre de Joel e, de frente para o gol, mandou para fora. O castigo veio aos 35. Canteros fez lindo lançamento para Nixon por cobertura, o atacante dominou na marca do pênalti, tirou do goleiro e mandou para o gol vazio: 3 x 1.

Mas quem pensou que o Coritiba estava morto no jogo se enganou. Três minutos depois, Robinho cobrou falta da direita e levantou na área. A zaga não subiu e Joel cabeceou para marcar seu segundo gol no jogo. Com 3 x 2, o final do jogo no Maracanã ficou dramático. Marquinhos Santos tirou o meia Robinho para a entrada do atacante Keirrison, mandando o time todo pra frente.

Aos 48, Alex cabeceou cruzamento de escanteio e Paulo Victor salvou o Fla, que conseguiu suportar a pressão dos paranaenses e saiu com a vitória do Maracanã.