Flamengo

Coadjuvante no Brasileiro, Flamengo deve antecipar férias de alguns atletas

Luxemburgo pode poupar jogadores contra o Vitória e o Grêmio

postado em 24/11/2014 17:10

Gazeta Press

O técnico Vanderlei Luxemburgo vem dando entrevistas dizendo que está muito complicado motivar o elenco para as últimas rodadas do Campeonato Brasileiro. Atualmente o Rubro- Negro, nono colocado com 48 pontos, não corre mais risco de rebaixamento e nem sonha com título ou com vaga na Copa Libertadores. Diante deste cenário o que se viu foi uma equipe apática na goleada de 4 a 0 para o Atlético-MG e cansada no empate por 1 x 1 com o Criciúma, no último domingo. Diante deste cenário, o treinador está conversando com a diretoria e com os demais membros da comissão técnica no sentido de antecipar as férias de alguns atletas.

O Flamengo ainda tem dois jogos por fazer neste Campeonato Brasileiro. No próximo sábado, às 21h(de Brasília), encara o Vitória na Arena Amazônia, em Manaus (AM). Depois, na última rodada, visita o Grêmio na Arena Grêmio, em Porto Alegre (RS). Vanderlei Luxemburgo deverá anunciar nesta terça-feira as férias antecipadas dos atletas que estão se recuperando de lesão. Ao longo da semana, alguns nomes que dão sinais de desgaste também podem ter o descanso antecipado, embora os dirigentes tenham avisado que é preciso mandar a campo um time perto do ideal contra o Vitória para melhora a arrecadação na capital amazonense.

"Nós vamos analisar a situação e se pudermos fazer algo no sentido de antecipar as férias de alguns jogadores que estão apenas em tratamento e não serão utilizados vamos fazer. Não tem motivo para mantermos eles aqui se podem voltar mais leves na próxima temporada. O que posso dizer é que vamos fazer as coisas pensando no bem do Flamengo. Temos dois jogos importantes e tentaremos ganhar", disse Vanderlei, se antecipando a possíveis críticas de adversários diretos de Vitória, que luta contra o rebaixamento, e Grêmio, que quer uma vaga na Libertadores.

O treinador admite que isso passa pela motivação do grupo.

"Realmente existe essa dificuldade de se buscar algo mais em campo quando você sabe que em nada vai interferir aquele resultado na tabela de classificação. Mas mesmo assim estamos conseguindo analisar coisas importantes, fazer algumas observações", disse Vanderlei.

Quem deverá estar na lista de férias antecipadas é o meia Gabriel. O jogador deixou o gramado contra o Criciúma ainda no primeiro tempo por conta de fortes dores na coxa esquerda e nesta terça-feira será reavaliado pelo departamento médico. Seu aproveitamento contra o Vitória já foi totalmente descartado pela comissão técnica, que não pretende correr riscos de perder o jogador.

Após o desembarque do elenco na manhã desta segunda-feira os jogadores foram liberados para a folga e a reapresentação acontece na tarde desta terça-feira, quando provavelmente alguns nomes deverão entrar de férias. Ao longo da semana o treinador vai pensar na melhor utilização do plantel para o duelo contra os baianos e a viagem para a capital amazonense deverá ser confirmada para quinta-feira.

Fora de campo Vanderlei vai começar a tocar o planejamento do elenco para 2015 com o departamento de futebol. O treinador ficou de entregar uma lista com os jogadores que fazem parte dos planos e aqueles que não interessam e que podem ser negociados ou devolvidos, em caso de empréstimo. Alguns nomes ainda serão melhor analisados nos duelos contra Vitória e Grêmio. Sobre reforços, o orçamento para a próxima temporada mais uma vez vai ser conservador, pois a prioridade continuará sendo o pagamento de dívidas.