Fluminense

CAMPEONATO CARIOCA

Fluminense e Vasco abrem temporada de clássicos do Carioca

Os dois times buscam a recuperação após tropeços no meio de semana, no Engenhão

postado em 21/02/2015 20:29 / atualizado em 21/02/2015 20:47

Gazeta Press

Nelson Perez/Fluminense FC

Fluminense e Vasco abrem a temporada de clássicos do Campeonato Carioca neste domingo (22/2), às 18h30(de Brasília), no Estádio Nilton Santos (Engenhão), pela sexta rodada do Estadual. Os dois times buscam a recuperação após tropeços no meio de semana.

O Tricolor conheceu a sua primeira derrota ao cair por 2 a 1 diante do Volta Redonda, estacionou nos 12 pontos e corre o risco de ser ultrapassado pelo Cruz-Maltino, que vem de empate por 1 a 1 com o Barra Mansa, soma 11 pontos e aparece fora do G-4, a zona de classificação para as semifinais.

A rivalidade deste jogo sempre foi alta e aumentou ainda mais com o fato de os dois clubes estarem brigando pelo lado direito das arquibancadas do Maracanã. O Vasco, por ter sido o primeiro campeão estadual na era do estádio, sempre viu sua torcida ocupar o setor, o que mudou com a assinatura do convênio entre o Fluminense e o consórcio que administra o Maracanã. Sem aceitar a mudança de lado o Cruz-Maltino se negou a jogar no estádio, forçando a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) a alterar o local da partida para o campo do Botafogo.

Apesar de todo o clima ruim, os jogadores garantem um duelo limpo. %u201CAcredito que vai ser um jogo muito disputado por conta da rivalidade, já tradicional entre os clubes. Mas vai ser um jogo limpo, jogado dentro de campo e com os dois times chegando em igualdade de condições%u201D, disse o volante tricolor Jean.

O volante vascaíno Serginho entende, porém, que o jogo ganhou em emoção devido aos tropeço dos dois times no meio de semana. %u201CRealmente a expectativa era de que Vasco e Fluminense chegassem a este clássico vindo de triunfos. Mas isso não aconteceu, e os dois precisam do resultado para não ficarem em situação delicada. Portanto, o grau de dificuldade aumentou consideravelmente%u201D.

O atacante Fred pensa de maneira parecida. %u201CClaro que a gente não contava com esse resultado diante do Volta Redonda. Porém, ele vai servir para ajudar a nossa equipe amadurecer. Nós perdemos pontos importantes e que a gente contava em conquistar. Portanto, vamos precisar recuperá-los em algum momento, e isso tem que acontecer nos clássicos. Esse próximo jogo contra o Vasco, que já seria de grande importância, será ainda mais fundamental por conta desse tropeço no meio de semana. É importante recuperarmos rapidamente esses pontos para voltarmos a ficar em uma situação um pouco mais confortável na tabela de classificação%u201D.
Nelson Perez/Fluminense FC

Apesar de ambos entenderem que precisam recuperar os pontos perdidos no meio de semana, os vascaínos pregam a tranquilidade como principal arma. %u201CNós precisamos fazer um jogo tecnicamente e taticamente muito bem feito, pois só assim consegue se ganhar um clássico. Para atingirmos esse grau de atuação é importante termos tranquilidade, valorizarmos a posse de bola e sabermos a hora certa de matar a partida%u201D, disse o técnico Doriva.

Em termos de escalação as duas equipes seguem indefinidas. No Fluminense do técnico Cristóvão Borges, o volante Edson, com entorse no joelho esquerdo, e o meia Wagner, com dores no tornozelo esquerdo, são dúvidas e serão reavaliados. Se o primeiro não jogar, Rafinha ganhará uma oportunidade, enquanto que, na ausência do segundo, nada muda, e Marlone permanece com a camisa titular. O zagueiro Guilherme Mattis, com lesão no joelho direito, foi vetado mais uma vez, porém, dessa vez não deverá ser substituído por João Filipe, que foi mal contra o Volta Redonda. Victor Oliveira, assim, deverá atuar.

Pelo lado do Vasco, o lateral direito Madson, recuperado de estiramento na coxa esquerda, fica à disposição, mas Nei deverá seguir entre os titulares. Os dois disputam posição. Sem contar com Bernardo, expulso contra o Barra Mansa, Doriva deve promover a entrada no ataque do paraguaio Julio dos Santos ou de Rafael Silva. O artilheiro Gilberto, contratado junto ao Toronto, do Canadá, teve a documentação regularizada, porém vai começar o encontro no banco de reservas.

FICHA TÉCNICA
FLUMINENSE X VASCO

Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 22 de fevereiro de 2014 (Domingo)
Horário: 18h30(de Brasília)
Árbitro: Luis Antônio Silva dos Santos (RJ)
Assistentes: Wagner de Almeida Santos (RJ) e Gilberto Stina Pereira (RJ)

FLUMINENSE: Diego Cavalieri, Wellington Silva, Henrique, Victor Oliveira e Giovanni; Edson (Rafinha), Jean, Marlone (Wágner) e Robert; Lucas Gomes e Fred
Técnico: Cristovão Borges

VASCO: Martín Silva, Nei (Madson), Luan, Anderson Salles e Christiano; Pablo Guiñazu, Serginho, Marcinho e Santiago Montoya; Thalles e Julio dos Santos (Rafael Silva)
Técnico: Doriva