Futebol Internacional

FIFA

Blatter diz que Fifa é modelo de ética e compara a entidade com o COI

"Somos os únicos que temos um órgão independente para a ética", argumenta

postado em 19/09/2014 12:23 / atualizado em 19/09/2014 12:51

Gazeta Press

REUTERS/Pilar Olivares

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, exaltou o modelo de ética da entidade máxima do futebol e o caracterizou como exemplar em participação ao Fórum Mundial para Ética no Esporte, nesta sexta-feira (19/9). Blatter ainda comparou a Fifa com o Comitê Olímpico Internacional (COI) para justificar a afirmação.

“Somos a única organização esportiva que tem um órgão independente para ética, ninguém mais, nem mesmo o COI. O importante é que eles são totalmente independentes, eles foram eleitos pelo congresso (da Fifa)”, argumenta Blatter.

O presidente ainda ressalta o fato de a entidade ser composta, desde 2011, por uma câmara de investigação e uma câmara de decisão, de forma independente uma da outra.

Apesar da confiança do presidente, a Fifa tem um histórico recheado por escândalos de corrupção. As repercussões dos escândalos dos últimos anos foram a suspensão de vários membros do comitê executivo e a renúncia de alguns, enquanto outros ainda estão sob investigação. Exemplos deles são o ex-presidente da CBF, Ricardo Teixeira, e o candidato à presidência da Fifa em 2011 Mohamed Bin Hammam, que foi excluído do futebol para sempre após ser descoberto o envolvimento dele em compra de votos.