Futebol Internacional

FUTEBOL INTERNACIONAL

Seis dos 10 artilheiros do Campeonato Chinês são brasileiros

Nesta temporada, ninguém marcou mais gols do que o ex-cruzeirense Ricardo Goulart

postado em 27/06/2017 12:00 / atualizado em 27/06/2017 12:13

AFP/STR
O constante esforço dos times chineses em contratar jogadores brasileiros parece já ter sido recompensado: dos 10 maiores artilheiros da competição nesta temporada, seis nasceram aqui.

A tabela de artilheiros é liderada por Ricardo Goulart, do Guangzhou Evergrande, autor de 11 gols. Ele está empatado com o iraniano Eran Zahavi, do arquirrival Guangzhou R&F. Nesta temporada, o meia-atacante também tem atuações impactantes na Liga dos Campeões da Ásia, com quatro gols e três assistências em oito partidas.


O ex-jogador do Cruzeiro tem 70 gols com a camisa vermelha em apenas dois anos e meio e é considerado um dos atletas mais importantes a terem passado pelo futebol chinês nesta década. 

Também compõem o top-10 os brasileiros Hulk, Diego Tardelli, Aloísio, Alexandre Pato e Elkson. Das 30 rodadas previstas, 14 foram disputadas até o momento.

Só há um chinês na lista: o atacante Wu Lei, maior artilheiro da história do Shangai SIPG, com 127 gols marcados. Ele detém o recorde de ter sido o jogador mais jovem a ter atuado na primeira divisão local, aos 14 anos e 287 dias.

Os artilheiros

11 gols
Ricardo Goulart (Guangzhou Evergrande)
Eran Zahavi (Guangzhou R&F)

9 gols
Diego Tardelli (Shandong Luneng)
Hulk (Shanghai SIPG)
Wu Lei (Shanghai SIPG)

8 gols
Nikica Jelavic (Guizhou Hengfeng)
Burak Yilmaz (Beijing Guoan)

7 gols
Aloísio (Hebei Fortune)
Alexandre Pato (Tianjin Quanjian)

6 gols
Elkeson (Shanghai SIPG)
Papiss Cissé (Shandong Luneng)