Futebol Internacional

SELEÇÃO BRASILEIRA SUB-17

Veja onde estão os jogadores campeões mundiais sub-17 em 2003

Jonathan, Arouca e Ederson faziam parte do time campeão há 14 anos

postado em 10/10/2017 14:46 / atualizado em 25/10/2017 17:04

Marco Oliveira/CAP, Cesar Greco/Agência Palmeiras e Gilvan de Souza/Flamengo
O Brasil começou bem a disputa do Mundial sub-17, na Índia. Sob o comando de Lincoln, atacante do Flamengo, e Paulinho, centroavante do Vasco, o time canarinho venceu as duas partidas que disputou, contra Espanha e Coreia do Norte, e já está na próxima fase do torneio. Porém, o sucesso na competição da categoria não é garantia de sucesso na carreira. Prova disso são os jogadores brasileiros campeões em 2003, quando o Mundial foi disputado na Finlândia.
 
Foi a terceira e última vez que o Brasil conquistou a taça da competição. Em 1997 e 1999, o título também foi verde e amarelo. Porém, o elenco campeão, repleto de promessas, não correspondeu às expectativas da imprensa e da torcida, de maneira geral. A vice-campeã Espanha, por exemplo, tinha no plantel o meia Césc Fábregas, campeão do mundo em 2010 e titular do Chelsea.
 
Veja como foi a carreira de cada jogador do time titular de 2003 e qual clube eles defendem atualmente: 
 
Bruno (G): Revelado pelo São Paulo, era considerado um atleta com potencial para substituir Rogério Ceni. Em 2006, sofreu um acidente de carro na Rodovia Régis Bittencourt, e ficou tetraplégico. Participou da disputa da Vela Adaptada nas Paralimpíadas do Rio de Janeiro.

Léo Matos (LD): Cria do Flamengo, foi vendido aos 17 anos para o Olympique de Marselha, da França. Fora dos planos do clube europeu, já passou por Paraná, Figueirense e Vila Nova-GO. Hoje defende o PAOK, da Grécia.

João Guilherme (Z): Revelado pelo Internacional, passou pelo Marítimo-POR entre 2007 e 2013, antes de se transferir para o Apoel, do Chipre. Em 2017, jogou o Campeonato Carioca pelo Bangu, clube da zona oeste do estado.

Leonardo (Z): Autor do gol brasileiro na decisão, o menino da Vila é um andarilho do futebol. Com 31 anos, já passou por Shakhtar Donetsk-UCR, Vasco, Ponte Preta e mais 12 clubes. Atualmente, é jogador do Santo André.

Sandro (LE): Baiano e revelação do Vitória, o lateral passou pelo Vasco antes de ir para o futebol europeu. Com passagem pela República Tcheca, o jogador defende o Austria Klagenfurt, da terceira divisão austríaca.

Júnior (V): Surgiu nas categorias de base do Vasco. Disputou a Série A do Brasileirão em 2009 com o Grêmio Barueri. Tem passagens pelo futebol portugês, América-RJ, Vila Nova-GO e Olaria-RJ. Atualmente está sem clube.

Arouca (V): É um dos que alcançaram mais sucesso na carreira. Revelado pelo Fluminense, o volante tem boas passagens por São Paulo e Santos, e já foi convocado para o time principal do Brasil. Atualmente, está no elenco do Palmeiras.

Jonathan (M): Jogava no meio campo no time de 2003. Durante a carreira, virou lateral e fez sucesso no Santos, Cruzeiro e Fluminense. Atualmente, é titular no Atlético-PR. Chegou a jogar quatro temporadas na Inter de Milão-ITA, entre 2011 e 2015.

Evandro (M): Revelado no Guarani, o meia passou por clubes como Paysandu e Ipatinga. Em 2016, chegou a jogar em uma liga amadora na Inglaterra, pelo Duston UTS. Jogou o Campeonato Paranaense de 2016 pelo Cascavel.

Ederson (A): Cria do RS Futebol Clube, fez sucesso pelo Lyon-FRA. Lá, foi chamado para a Seleção Brasileira, onde sofreu a primeira grave lesão. Depois de passar pela Lazio-ITA, se tornou jogador do Flamengo e, atualmente, trata um tumor no testículo.

Abuda (A): Foi lançado pelo Corinthians como grande promessa. Aos 31 anos, o atacante já passou por 25 clubes, entre eles Vasco, Brasiliense e Wolfsburg-ALE. O último time do jogador foi o Comercial, de Ribeirão Preto-SP.

No banco 

Entre os jogadores considerados reservas, o destaque fica por conta de Marcelo Lomba, à época conhecido apenas como Marcelo. O goleiro defendeu o Flamengo por 10 anos, clube formador do atleta.
 
Pelo Bahia, em 2011, ele viveu o grande momento da carreira. Lomba foi eleito o melhor goleiro do Campeonato Brasileiro. Atualmente, é o reserva de Danilo Fernandes no Internacional.