Futebol Nacional

COPA VERDE

Por mau tempo, STJD adia decisão sobre título da Copa Verde

Brasília e Paysandu disputam status de campeão no tribunal. Time candango venceu em campo, mas rival questiona irregularidade de atletas

postado em 14/08/2014 14:08

Brasília e Paysandu terão de esperar até a próxima semana para saber o desfecho do caso envolvendo o título da Copa Verde. O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) teve de cancelar a sessão desta quinta-feira (14/8) porque cinco auditores, incluindo o presidente, Caio César Rocha, não conseguiram desembarcar no Rio devido ao mau tempo. Alguns advogados de defesa também foram prejudicados com atrasos e cancelamentos de voos.
Carlos Silva/CB/DA Press

O destino dos finalistas da Copa Verde seria julgado em definitivo, na esfera esportiva, pelo Tribunal Pleno a partir do meio-dia desta quinta. Em julho, a Primeira Comissão Disciplinar excluiu o Colorado da competição, dando o título ao time paraense, além da vaga na Copa Sul-Americana de 2015. Os brasilienses recorreram ao STJD e conseguiram um efeito suspensivo que anulava a sentença de primeira instância, reavendo o título e a vaga no torneio internacional.

Entenda o caso
Em 27 de julho, o Paysandu denunciou o clube candango à Justiça Desportiva sob alegação de que o Brasília teria escalado quatro jogadores de forma irregular na segunda partida da final do torneio, em 21 de abril. O time paraense alegou que os registros do lateral-direito Fernando, do zagueiro Índio, do meia Gilmar e do atacante Igor não constavam do Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Os nomes dos atletas não apareciam no BID por conta de um erro da CBF. Em 16 de julho, o diretor de Registro e Transferência da confederação, Luiz Gustavo Vieira de Castro, se manifestou por meio de ofício para explicar o motivo do equívoco. Segundo o ofício do diretor, o erro ocorreu por conta de uma reprogramação do sistema de informática da entidade. Ele foi demitido do cargo devido à falha e intimado a prestar depoimento.