Rio 2016
  • Oferecimento:

JUDÔ

Japonesa que tirou bronze de Érika nem comemora: Japão nunca ganhou na categoria

Atual campeã mundial, Misato Nakamura disse que estava "esperando a medalha de ouro"

postado em 07/08/2016 18:38 / atualizado em 07/08/2016 18:46

Braitner Moreira - Enviado especial

AFP/Toshifumi Kitamura
Rio de Janeiro - Apesar de ter inventado o judô, o Japão coleciona resultados ruins nos dois primeiros dias de competições dos Jogos Olímpicos. No fim da tarde deste domingo (7/8), o país asiático ganhou sua medalha inaugural na modalidade: o bronze de Misato Nakamura na disputa feminina de até 52kg, superando a brasiliense Érika Miranda graças a um yuko no golden score.

Apesar da conquista, Nakamura não conseguiu sufocar a consternação no pódio - a kosovar Majlinda Kelmendi ficou com o ouro e a italiana Odette Giuffrida levou a prata.

“Eu estava esperando a medalha de ouro, mas a de bronze pode me deixar feliz. Vim em boas condições para a disputa, mas não pude dar o meu melhor na semifinal”, explicou-se a japonesa, na zona mista.

Tricampeã mundial nos 52kg, com a última das conquistas em 2015, Nakamura viu mantida uma escrita que perdura desde 1992, quando o judô feminino foi incluído nas Olimpíadas: nessas sete edições, só nos 52kg o Japão jamais ganhou uma medalha de ouro. Nas demais categorias, soma 34 conquistas - e outras 18 pratas e 19 bronzes