Grêmio

GRÊMIO

Ex-dirigente do Grêmio, Túlio Macedo morre aos 78 anos

Ele atuava nos bastidores do clube desde 1973 e não resistiu a complicações cirúrgicas

postado em 19/12/2014 14:20

Gazeta Press

O Grêmio está de luto. Morreu nesta quinta-feira, aos 78 anos, Túlio Macedo, dirigente do clube desde 1973. Macedo não resistiu a complicações cirúrgicas em sua internação no Hospital São Francisco, na Santa Casa de Porto Alegre. O velório ocorre na Capela 3 do Crematório Metropolitano, com cerimônia final marcada para as 17h desta sexta-feira.

Túlio Macedo foi diretor de futebol do Grêmio em 1983, ano em que o clube conquistou a Libertadores e o Mundial. Em 2007, foi declarado Sócio Benemérito do Tricolor, por conta dos diversos serviços prestados. Foi um dos principais responsáveis pela reestruturação financeira do Grêmio, assumindo a vice-presidência de finanças em 2005 e 2006, quando o clube voltou da Série B para a elite do futebol brasileiro.

Macedo foi um dos criadores do chamado condomínio de credores, que tornou o Grêmio administrável por anos, pagando contas e podendo seguir com equipes competitivas (a equipe foi vice-campeã da Libertadores e vice-campeã brasileira no período). Em 2006, chegou a assumir interinamente a presidência do Grêmio, quando o então mandatário do clube, Paulo Odone, teve de se licenciar do cargo para concorrer a deputado estadual.