Cruzeiro

COPA LIBERTADORES

Raio X: veja o histórico dos concorrentes do Cruzeiro em edições da Libertadores

Dos oito clubes restantes, apenas Cruzeiro e Atlético Nacional já levantaram a taça

postado em 02/05/2014 19:33 / atualizado em 02/05/2014 20:16

Luiz Martini /Superesportes

AFP PHOTO / Vinicius COSTA - REUTERS/Gaston Brito - AFP PHOTO/MARTIN BERNETTI - REUTERS/Daniel Becerril - AFP PHOTO / Miguel ROJO - AFP PHOTO/Raul ARBOLEDA - REUTERS/Agustin Marcarian

O Cruzeiro conseguiu a classificação de forma dramática contra o Cerro Porteño e postula com um dos favoritos para conquistar o tricampeonato da América. Porém, sete equipes estão no páreo com a Raposa pelo título da Copa Libertadores de 2014. O Superesportes fez um levantamento da história dos clubes na competição e qual a melhor classificação que obtiveram até hoje.

Dentre os candidatos, apenas Cruzeiro e Atlético Nacional já sentiram o gosto de serem donos da América. O time celeste levantou a taça em 1976 e 1997 e os colombianos em 1989. Os demais adversários das quartas de final não têm tanta tradição de chegada nas fases decisivas do torneio.

Bolívar

Clube boliviano com mais participações na Libertadores, 30 vezes, a equipe chegou mais longe em 1986, quando foi semifinalista. Neste ano, o time comandado por Xavier Azkargorta surpreendeu adversários conceituados na fase de grupos e no mata-mata, casos de Flamengo e León (México).

Lanús

Pela primeira vez os argentinos chegam às quartas de final. O Lanús é o atual campeão da Copa Sul-Americana e tem quatro participações na Libertadores. Nas outras edições, saiu duas vezes na fase de grupos e outra nas oitavas. O Estádio La Fortaleza é uma das armas da equipe chefiada por Guillermo Schelotto.

Defensor

Terceira força do Uruguai, o Defensor Sporting está em sua 12ª participação na Libertadores. A melhor campanha se iguala à deste ano, com a disputa das quartas de final em 2007. No ano passado, os uruguaios caíram na fase de grupos. Um dos destaques do time é o meia De Arrascaeta, que chamou a atenção de investidores turcos. O brasileiro Gedoz é outro nome importante no grupo de Fernando Curutchet. O Defensor foi adversário celeste na fase de grupos e venceu no Uruguai, além de empatar por 2 a 2 no Mineirão.

Atlético Nacional

Campeão em 1989, com a geração de Higuita, Andrés Escobar, Asprilla e Aristizábal, o time de Medellín participou de quatro edições da Libertadores nos últimos 10 anos. Um dos destaques do elenco atual, comandado por Juan Carlos Osorio, é o armador Cardenas. O meia Carmona também é peça importante do time. O alviverde eliminou o Atlético, no Independência, após vencer em casa (1 a 0) e empatar o jogo em Belo Horizonte ( 1 a 1).

Arsenal

Time da família Grondona, que comanda o futebol argentino, o Arsenal de Sarandí não tem tradição na Libertadores. O clube tem quatro participações no torneio e chega às quartas de final pela primeira vez. Durante a disputa da Libertadores (oitavas de final), o Arsenal demitiu Gustavo Alfaro e contratou o ex-centroavante Martín Palermo como técnico.

Nacional

Chamado de Nacional Querido, o time paraguaio não tem a mesma força de Olimpia e Cerro Porteño, mas há cinco anos está presente em competições internacionais, seja em Libertadores (2009, 2010, 2012 e 2014) ou Copa Sul-Americana. A equipe do técnico Gustavo Morinigo passou pela primeira vez da fase de grupos neste ano e chegou às quartas. O atacante Marcos Melgarejo é um dos destaques. Na primeira fase, o Nacional enfrentou o Atlético em duas ocasiões e deixou o campo com a igualdade no placar.

San Lorenzo


Um dos cinco grandes da Argentina, ao lado de Boca Juniors, River Plate, Independiente e Racing, o San Lorenzo é o único deles que nunca conquistou a Copa Libertadores. O time do Papa foi três vezes semifinalista e é pressionado em seu país para ganhar o caneco. A obsessão é tanta que em 2008, ano do centenário, o San Lorenzo formou um grande time, com D'alessandro e Placente, mas caiu nas quartas de final. Do elenco atual do técnico Edgardo Bauza, os destaques do time são Correa e Blandi. O treinador argentino já teve a honra de ser campeão continental, em 2009, pela LDU (Equador).

Veja os confrontos das quartas de final:

San Lorenzo x Cruzeiro
Atlético Nacional x Defensor
Arsenal x Nacional
Lanús x Bolívar

Tags: historico quartas adversarios libertadores cruzeiro