Cruzeiro

COPA LIBERTADORES

Cruzeiro decepciona torcida no Mineirão, empata e dá adeus ao sonho do tri

Clube não joga bem, consegue igualdade por 1 a 1, mas não chega às semifinais

postado em 14/05/2014 23:56 / atualizado em 15/05/2014 00:41

Luiz Martini /Superesportes

Juarez Rodrigues/EM/D.A Press.

O Cruzeiro decepcionou os mais de 40 mil torcedores presentes nesta quarta-feira, no Mineirão, e deu adeus ao sonho do tricampeonato da Copa Libertadores. Com o empate por 1 a 1 com o San Lorenzo, o clube celeste caiu nas quartas de final e os argentinos avançam entre os quatro melhores depois de 25 anos. A torcida fez seu papel, cantou e apoiou mesmo depois do apito final.

O conjunto voltou a ter uma atuação ruim. Salvaram-se Fábio, que fez grande defesa; Bruno Rodrigo, seguro e autor do gol no segundo tempo; Marcelo Moreno, disparado o grande nome do time, pela luta e objetividade, e Dagoberto, ousado desde que entrou.

A pressão inicial do Cruzeiro ganhou um balde de água fria nos primeiros minutos. Em bola trabalhada pela direita, Piatti ficou com ela dominada na entrada da área depois de falha de Dedé, driblou Ceará e fuzilou para as redes de Fábio. Atrás do marcador, a insistência celeste surtiu efeito no segundo tempo, com Bruno Rodrigo mandando de cabeça para as redes de Torrico.

O técnico Marcelo Oliveira optou por duas mudanças na escalação. O Cruzeiro começou o jogo com Marcelo Moreno e Nilton entre os titulares, deixando Lucas Silva e Ricardo Goulart no banco. Mantido entre os 11, Júlio Baptista teve função mais recuada e não agradou. Ele deixou o jogo sob vaias.

A Copa Libertadores dá uma pausa durante a disputa da Copa do Mundo. O Nacional, do Paraguai, foi o primeiro clube a se garantir nas semifinais, após empate com o Arsenal de Sarandí. Lanús e Bolívar disputam uma vaga. Nacional, da Colômbia, e Defensor do Uruguai marcam o outro jogo das quartas de final. A competição volta no mês de julho.

Com a eliminação celeste, o futebol brasileiro atinge uma marca negativa. Desde 1991, o Brasil não ficava sem um representante na fase semifinal da Copa Libertadores.

Primeiro tempo

O Cruzeiro começou o jogo disposto a pressionar o San Lorenzo no campo de defesa. A primeira finalização em direção ao gol de Torrico foi aos quatro minutos, com Willian. Porém, a postura dos argentinos não foi tão defensiva como era esperado.

Em jogada trabalhada pela direita, o San Lorenzo abriu o placar aos sete minutos. Piatti recebeu na área, passou por Ceará e finalizou para as redes. No lance, criado nas costas de Samudio, Dedé não alcançou a bola para interceptar o cruzamento e os argentinos concluíram com perfeição.

Juarez Rodrigues/EM/D. A Press


A chance do empate veio aos 15 minutos. Ceará colocou a bola na cabeça de Marcelo Moreno, mas o centroavante cabeceou para fora. Os espaços encurtados pelo San Lorenzo e as saídas rápidas do Ciclón dificultavam as ações celestes. O Cruzeiro criava pouco no jogo.

Enquanto Bruno Rodrigo mostrava solidez nos desarmes defensivos, seu companheiro Dedé cometeu alguns erros, demonstrando insegurança. Aos 27, Júlio Baptista deu o segundo chute a gol do Cruzeiro. Ele ficou com a sobra na entrada da área e bateu à direita de Torrico.

O torcedor do Cruzeiro começou a pedir a entrada de Dagoberto antes dos 30 minutos do primeiro tempo. Gritos de raça também foram cantados no Mineirão.

O San Lorenzo teve oportunidade de fazer o segundo gol aos 33 minutos. Em contra-ataque, os argentinos ficaram na cara de Fábio, e o goleiro defendeu chute de Piatti com os pés. O camisa 1 fez uma defesa milagrosa no Mineirão.

Everton Ribeiro quase acerta o ângulo de Torrico, mas a bola passou por cima. Escolhido para substituir Lucas Silva, o volante Nilton encontrou problemas no posicionamento e nos passes.

Um lance quase inacreditável marcou o fim do primeiro tempo. Marcelo Moreno recebeu lançamento de Everton Ribeiro e completou de primeira. Caprichosamente, a bola acertou a trave esquerda, rolou sobre a linha, bateu na outra e foi cortada por um zagueiro do San Lorenzo.

Segundo tempo

O técnico Marcelo Oliveira voltou com uma alteração ofensiva na equipe. No intervalo, ele sacou Nilton e escalou Dagoberto. A pressão celeste quase surtiu efeito aos sete minutos. Willian chegou a balançar as redes, mas estava em posição de impedimento.

O San Lorenzo quase fez o segundo com Villalba. Ele recebeu passe de Correa e chutou para fora na cara de Fábio.

Sob vaias da torcida, Júlio Baptista saiu para a entrada de Ricardo Goulart. O jogador entrou para exercer uma função tática no meio, mas não desempenhou bom futebol.

A torcida do Cruzeiro fez o seu papel e entoou cânticos de apoio no Mineirão, mesmo com a situação complicada. Melhor em campo pelo Cruzeiro, Marcelo Moreno obrigou Torrico a fazer grande defesa aos 19 minutos.

O goleiro Torrico voltou a fazer defesa sensacional um minuto depois. Dedé aproveitou cobrança de escanteio e testou para o gol, mas o camisa 1 argentino salvou. Em vários momentos do jogo os atletas celestes demonstraram nervosismo e pediram penalidades.

A insistência do Cruzeiro deu certo aos 25 minutos. Bruno Rodrigo pegou cruzamento de Dagoberto e cabeceou no canto de Torrico. O time celeste igualou o marcador e demonstrou a força na jogada aérea.

O atacante Marcelo Moreno teve duas chances de fazer o segundo gol celeste. Primeiro, ele recebeu de Goulart e chutou em cima de Torrico. Depois, ele teve chance de cabeceio, mas parou novamente no goleiro.

O clima esquentou na reta final da partida. Aos 30 minutos, Romagnoli foi expulso após agressão a Marcelo Moreno. O camisa 10 havia entrado no segundo tempo, mas não contribui tecnicamente com o time de Edgardo Bauza.

Depois da expulsão, o San Lorenzo conseguiu esfriar o jogo. O Cruzeiro tentou chegar nas bolas longas e cruzamentos, mas sem conseguir finalizar. A última chance terminou com um chute de Ricardo Goulart na rede pelo lado de fora.

CRUZEIRO 1 X 1 SAN LORENZO

Cruzeiro:
Fábio; Ceará, Dedé, Bruno Rodrigo e Samudio (Egídio); Henrique e Nilton (Dagoberto); Everton Ribeiro, Júlio Baptista (Ricardo Goulart) e Willian; Marcelo Moreno.
Técnico: Marcelo Oliveira

San Lorenzo:
Torrico; Buffarini, Valdés, Gentiletti e Emanuel Más; Mercier, Ortigoza, Villalba e Piatti (Kannemann); Correa (Romagnoli) e Mauro Matos.
Técnico: Edgardo Bauza

Motivo: jogo de volta das quartas de final da Libertadores
Estádio: Mineirão, em Belo Horizonte
Data: 14 de maio, quarta-feira, às 22h
Gols: Piatti (San Lorenzo), aos nove minutos, Bruno Rodrigo (Cruzeiro), 25 do segundo tempo
Árbitro: Martín Vazquez (URU)
Assistentes: Miguel Nievas (URU) e Carlos Pastorino (URU)
Cartão amarelo: Dedé (Cruzeiro), Mercier, Matos, Kannemann, Torrico (San Lorenzo)
Cartão vermelho: Romagnoli (San Lorenzo)
Pagantes: 41.986
Renda: R$ $ 2.678.137,50

Tags: cruzeiro libertadores eliminação san lorenzo Copa Libertadores