Cruzeiro

CRUZEIRO

Wallace engrossa relação de jogadores vendidos com trajetória curta no Cruzeiro

Zagueiro negociado com investidores disputou apenas oito jogos como profissional

postado em 01/07/2014 17:36 / atualizado em 01/07/2014 18:01

Gustavo Andrade /Superesportes , Bruno Furtado /Superesportes

Jair Amaral/Estado de Minas-28/12/2000

Incorporado ao elenco profissional do Cruzeiro em 2013, Wallace se despede da Toca da Raposa depois de apenas oito jogos disputados. A negociação do zagueiro com um grupo europeu de investidores engrossa a lista de jogadores vendidos com curta trajetória pelo clube.

Em levantamento feito pelo Superesportes, 16 jogadores aparecem nesta relação apenas neste século (confira abaixo). Enquanto Wallace não chegou a completar uma dezena de jogos com a camisa celeste, outros nem sequer entraram em campo. Esse é o caso do goleiro Gabriel, que se transferiu para o Milan, em 2012, e do lateral-esquerdo Maxwell, reserva da Seleção Brasileira na Copa do Mundo.

Outras revelações do Cruzeiro jogaram mais vezes, mas não tiveram tempo para se firmar na equipe profissional. Negociado com o Valencia no início desta temporada, o atacante Vinícius Araújo disputou 27 partidas. Já o meia-atacante Dudu, vendido ao Dínamo de Kiev em 2011, começava a ter mais chances sob o comando de Joel Santana quando teve sua saída anunciada. Presente em muitos jogos com time misto, ele contabilizou 26 participações.

Quem também não permaneceu por muito tempo na Toca da Raposa foi o meia Diego Souza. Contratado para ser o camisa 10 da equipe em 2013, foi vendido ao Metalist-UCR no início do segundo semestre. Foram 25 jogos disputados e uma negociação que envolveu 6 milhões de euros. O Cruzeiro não embolsou todo esse valor, já que detinha 50% dos direitos econômicos do jogador.

Dessa lista, Wallace é quem mais encheu os cofres do Cruzeiro. O valor total da negociação foi de 9,5 milhões de euros. Como detinha 60% dos direitos econômicos do atleta, o clube celeste ficará com 5,7 milhões, ou R$ 17,3 milhões.

Soraia Piva