Cruzeiro

CRUZEIRO

Ex-cruzeirense Wallace é o sexto zagueiro mais caro já vendido por clubes brasileiros

Com apenas oito jogos disputados como profissional, defensor jogará no Braga-POR

postado em 02/07/2014 07:30

(Foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)

Wallace deixou o Cruzeiro com apenas oito jogos disputados como profissional, mas isso não impediu que ele entrasse para a relação de zagueiros mais caros já negociados por clubes brasileiros. Vendido a um grupo europeu de investidores por 9,5 milhões de euros, o ex-cruzeirense ocupa o sexto lugar nessa lista.

Segundo levantamento da Pluri Consultoria, o zagueiro mais caro em transferências envolvendo clubes brasileiros é Breno. Revelado pelo São Paulo, ele foi vendido ao Bayern de Munique por 12 milhões de euros, em 2007.

Breno é seguido por Alex, negociado pelo Santos com o Chelsea por 11,5 milhões de euros, em 2004. Nos primeiros anos de contrato com o clube londrino, ele foi emprestado ao PSV, da Holanda. Já o terceiro zagueiro mais caro vendido por clubes brasileiros é Edmílson, que deixou o São Paulo para defender o Lyon por 11 milhões de euros.

Completam o “top five” Mário Fernandes e Thiago Silva. O primeiro, que também atua como lateral-direito, foi vendido pelo Grêmio ao CSKA por 10,5 milhões de euros. Já o capitão da Seleção Brasileira foi negociado pelo Fluminense com o Milan em transação de 10 milhões de euros.

Na relação de zagueiros mais caros já vendidos por clubes brasileiros, Wallace aparece à frente de dois campeões mundiais. Titular nas Copas do Mundo de 2002, 2006 e 2010, Lúcio deixou o Internacional para defender o Bayer Leverkusen, em 2001, por 8,5 milhões de euros. O mesmo valor foi pago pelo Milan para tirar Roque Júnior do Palmeiras dois anos antes.

O valor total da negociação de Wallace é de 9,5 milhões de euros pagos por um grupo de investidores, mas o Cruzeiro não embolsará tudo isso. Como detinha 60% dos direitos econômicos do atleta, o clube celeste ficará com 5,7 milhões, ou R$ 17,3 milhões. A jovem promessa foi repassada ao Braga, de Portugal, clube com o qual deve assinar contrato de cinco anos.

Wallace foi incorporado ao elenco profissional do Cruzeiro em 2013. Destaque das seleções de base do Brasil, o zagueiro conquistou recentemente o Torneio Internacional de Toulon. O ex-cruzeirense também foi campeão do Campeonato Brasileiro Sub-20 em 2012, do Brasileirão 2013, do Mineiro 2014 e do Torneio Valais Youth, na Suíça, pela Seleção Sub-20.

Os 10 zagueiros mais caros já vendidos por clubes brasileiros:

Breno (São Paulo para Bayern de Munique): 12 milhões de euros
Alex (Santos para Chelsea): 11,5 milhões de euros
Edmílson (São Paulo para Lyon): 11 milhões de euros
Mário Fernandes (Grêmio para CSKA): 10,5 milhões de euros
Thiago Silva (Fluminense para Milan): 10 milhões de euros
Wallace (Cruzeiro para Braga, com valor pago por investidores): 9,5 milhões de euros
Roque Júnior (Palmeiras para Milan): 8,5 milhões de euros
Lúcio (Internacional para Bayer Leverkusen): 8,5 milhões de euros
Henrique (Palmeiras para Barcelona): 8 milhões de euros
Scheidt (Grêmio para Rangers): 7,2 milhões de euros

(com levantamento da Pluri Consultoria)