Cruzeiro

CRUZEIRO

Paulo Bento deixa legado em Portugal com herói do título da Eurocopa e destaques da final

Atual técnico do Cruzeiro foi o responsável pela primeira convocação de Éder à seleção; o português também revelou os jogadores Nani, João Moutinho e Rui Patrício

postado em 11/07/2016 17:45 / atualizado em 11/07/2016 17:47

AFP

O último domingo foi um dia histórico para Portugal. Os lusitanos conquistaram o título  inédito da Eurocopa. Embora tenha sido desligado da seleção em 2014, ainda nas eliminatórias do torneio europeu, Paulo Bento, hoje no comando do Cruzeiro, deixou um legado no time campeão. Foi ele, por exemplo, o responsável por convocar Éder pela primeira vez, em 2012. O atacante de 28 anos foi o herói da conquista ao marcar o gol que decretou a vitória da equipe, por 1 a 0, sobre a França, na prorrogação da final.

Quando chegou à Seleção Portuguesa, em 2010, Paulo Bento adotou uma postura mais “inovadora” ao convocar jovens jogadores. Além de Éder, o treinador viabilizou as estreias de jogadores importantes para Portugal, como o lateral-direito Vieirinha, o goleiro Rui Patrício e o volante William Carvalho.

Paulo Bento deixou o cargo em setembro de 2014 ao perder para a Albânia, por 1 a 0, em Aveiro, pelas eliminatórias da Euro.

Antes da carreira de “selecionador”, Bento comandou o Sporting entre 2005 e 2009. No clube, o comandante apresentou ao futebol mundial os meias Nani e João Moutinho e o goleiro Rui Patrício, que fizeram sucesso no time português, na Seleção Portuguesa e brilham na Europa.

Rui Patrício, eleito o melhor goleiro da Euro, foi um dos destaques da final. Ele “fechou o gol” e impediu que o bom ataque da França - armado com Griezmann, Payet e Giroud - balançasse as redes. Nani também teve participação fundamental, segurando a bola à frente e articulando jogadas - principalmente após a saída de Cristiano Ronaldo, com lesão no joelho esquerdo. João Moutinho entrou no segundo tempo.

Edesio Ferreira/EM/D.A Press
Oportunidade aos jovens

No Cruzeiro, Paulo Bento dá amostras do status de “revelador” que tinha na Europa. Na equipe celeste, o português já escalou jovens talentos do clube em diversas oportunidades.

Os zagueiros Bruno Viana e Fabrício Bruno caíram nas graças do comandante e já chegaram, inclusive, a formar a zaga titular do time. O volante Bruno Ramires e os meias Alex, Allano, Alisson e Elber são outros que atuam com frequência com Bento.

Além disso, o uruguaio De Arrascaeta, de 21 anos, cresceu de produção sob o comando do técnico português. O meia tem números consideráveis na temporada e é o artilheiro da equipe no Campeonato Brasileiro, com cinco gols.

Tags: futinternacional euro2016 portugal Éder eurocopa frança Paulo Bento Seleção Portuguesa