Cruzeiro

CAMPEONATO BRASILEIRO

Judivan marca em volta aos gramados, mas Cruzeiro cede empate ao Avaí no Mineirão

Recuperado de gravíssima lesão no joelho esquerdo, atacante converteu cobrança de pênalti na etapa final. Raposa, no entanto, vacilou no fim do jogo

postado em 15/11/2017 21:28 / atualizado em 16/11/2017 00:53

Ramon Lisboa/EM D.A Press
Depois de dois anos e cinco meses fora dos gramados em virtude de lesão gravíssima no joelho esquerdo, o atacante Judivan voltou a disputar uma partida oficial pelo Cruzeiro. E logo de cara, marcou o segundo gol da equipe contra o Avaí, nesta quarta-feira, no Mineirão, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. A pedido dos próprios colegas, ele converteu cobrança de pênalti em infração assinalada de maneira equivocada pelo árbitro Leandro Pedro Vuaden. A vitória de virada parecia certa, mas a Raposa deixou escapar os três pontos aos 47min, quando Júnior Dutra balançou a rede pela segunda vez no duelo e fechou o placar em 2 a 2. O primeiro gol cruzeirense foi de Thiago Neves, artilheiro do elenco na Série A, agora com 10 tentos.

O empate no Gigante da Pampulha fez o Cruzeiro atingir 55 pontos, na quinta posição no Brasileiro. No próximo domingo, às 17h, o adversário será o Vitória, no Barradão, em Salvador, pela 36ª rodada. Já o Avaí, que continua em 19º, agora com 36 pontos, enfrentará o Palmeiras na próxima segunda-feira, às 20h. O duelo será na Ressacada, em Florianópolis.


O jogo

Dois atletas em especial foram observados pelo técnico Mano Menezes: o lateral-direito Rafael Galhardo, que enfim estreou pelo Cruzeiro, e o atacante Jonata, na primeira partida como titular.

Galhardo deixou boa impressão na etapa inicial: buscou a linha de fundo em pelo menos cinco oportunidades e deu bons cruzamentos para a grande área. Jonata, por sua vez, foi bem marcado pela dupla de zaga do Avaí, mas ainda assim tentou se movimentar para tabelar e finalizar.

De modo geral, o Cruzeiro dominou o primeiro tempo. Duas grandes chances saíram dos pés de Thiago Neves. Em ambas as jogadas, o goleiro Douglas Friedrich efetuou grandes defesas. Rafinha, em chute de fora da área, também assustou. Os comandados de Mano Menezes ainda reclamaram um pênalti cometido por Maicon. O lance foi ignorado pelo árbitro Leandro Pedro Vuaden.

Mas de nada adiantaram os quase 60% de posse de bola e as 11 finalizações do Cruzeiro na primeira parte. Foi o Avaí quem saiu em vantagem no Mineirão, com gol de pênalti de Júnior Dutra, após infração de Henrique em Rômulo. Fábio até tocou na bola, mas não evitou o gol catarinense aos 21min: 1 a 0.

A desvantagem no placar não desanimou o Cruzeiro, que continuou à procura da igualdade no segundo tempo. De tanto o time celeste insistir, o empate veio aos 13min. Após passe de Diogo Barbosa, que está de saída para o Palmeiras, Thiago Neves ajeitou na grande área e bateu rasteiro para marcar seu 10º gol no Brasileiro: 1 a 1.

Aos 19min, Galhardo pediu substituição em função de desgaste, pois não disputava uma partida há um ano. Bryan, que é canhoto, entrou em seu lugar, mas para atuar no meio-campo. Com isso, o volante Lucas Romero foi deslocado para a lateral direita.

Aos 29min, Mano Menezes queimou a “regra três” de uma maneira muito especial: o atacante Judivan, recuperado de lesão grave no joelho esquerdo, entrou no lugar de Diogo Barbosa e voltou a jogar depois de dois anos e cinco meses. Aos 31min, Leandro Pedro Vuaden marcou um pênalti inexistente do goleiro Douglas Friedrich em Robinho. Como homenagem, Judivan foi o encarregado de executar a cobrança e não decepcionou: 2 a 1.

A vitória estrelada parecia certa, mas o Avaí buscou a igualdade já nos acréscimos. Aos 47min, Caio César levantou a bola na grande área e encontrou Júnior Dutra, que cabeceou no canto esquerdo de Fábio e definiu o empate por 2 a 2.

CRUZEIRO 2X2 AVAÍ

CRUZEIRO
Fábio; Rafael Galhardo (Bryan, aos 19min do 2ºT), Leo, Digão e Diogo Barbosa (Judivan, aos 29min do 2ºT); Henrique e Lucas Romero; Robinho, Thiago Neves e Rafinha; Jonata (Elber, aos 10min do 2ºT)
Técnico: Mano Menezes

AVAÍ
Douglas Friedrich; Maicon, Fagner Alemão, Betão e João Paulo; Judson e Wellington Simião; Pedro Castro (Luanzinho, aos 31min do 2ºT), Marquinhos (Caio César, aos 22min do 2ºT) e Júnior Dutra; Rômulo (Maurinho, aos 27min do 1ºT)
Técnico: Claudinei Oliveira

Gols: Thiago Neves, aos 13min, e Judivan, aos 33min do 2ºT (CRU); Júnior Dutra, aos 21min do 1ºT e aos 47min do 2ºT (AVA)
Cartões amarelos: Digão, aos 28min do 1ºT. Leo, aos 25min, Robinho, aos 34min, e Thiago Neves, aos 45min do 2ºT (CRU); Judson, aos 32min do 1ºT. Douglas Friedrich, aos 31min do 2ºT (AVA)
Motivo: 35ª rodada do Campeonato Brasileiro
Estádio: Mineirão
Data: quarta-feira, 15 de novembro de 2017
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (CBF-RS)
Assistentes: José Eduardo Calza (CBF-RS) e Maurício Coelho Silva Penna (CBF-RS)
Assistentes adicionais: Roger Goulart (CBF-RS) e Jonathan Benkenstein Pinheiro (CBF-RS)
Pagantes: 7.173
Presentes: 9.259
Renda: R$ 107.928,00

Tags: interiormg seriea futnacional atacante avaisc empate cruzeiro judivan mineirão