Cruzeiro

SÉRIE A

Já sem objetivos no Campeonato Brasileiro, Cruzeiro leva como estímulo para jogo contra o Vitória a meta de superar a si mesmo

Campanha deste ano pode ser a melhor do time desde o bicampeonato

postado em 19/11/2017 06:30 / atualizado em 19/11/2017 09:19

Gladyston Rodrigues/EM
O Cruzeiro encara o Vitória hoje, às 17h, em Salvador, podendo estabelecer a melhor campanha no Campeonato Brasileiro desde o bicampeonato de 2013/2014. O time já igualou os 55 pontos de 2015 e, faltando três rodadas para o fim, pode terminar mais bem colocado que aquele oitavo lugar de dois anos atrás – atualmente, é o quinto colocado.

Em comum, as retas finais dos três últimos brasileiros na Raposa teve Mano Menezes no comando. O melhor desempenho agora é fruto do trabalho a longo prazo, que começou em julho do ano passado e em nenhum momento correu risco de rebaixamento, diferentemente das duas temporadas anteriores, quando o gaúcho chegou para salvar o time. Em 2015, o time ocupava a 15ª posição quando Mano assumiu, antes da 23ª rodada. Já no ano passado, estava em penúltimo, na 16ª rodada.

A intenção é fazer cada dia melhor. “A equipe confirmou em um campeonato completo o que havia feito em dois turnoS distintos antes (2015 e 2016). Comprova o que eu havia dito: com tempo, faríamos uma competição bem mais consistente. E se não tivéssemos optado, em alguns momentos, pela Copa do Brasil, poderia ter sido ainda melhor”, acredita o treinador, que soma 116 jogos no comando do Cruzeiro, com 57 vitórias, 35 empates e 24 derrotas; 176 gols marcados e 105 sofridos. O aproveitamento é de 59,19%, um pouco abaixo do que a equipe tem em 2017: 60,18%.

Mano sabe que a torcida sempre quer mais e, depois da conquista da Copa do Brasil e a boa campanha no Brasileiro, sonha com voos mais altos. Para o ano que vem, o grande objetivo é o tri da Copa Libertadores e, depois, o inédito mundial de clubes.

“A gente tem de trabalhar para fazer ainda melhor no ano que vem. Criamos a expectativa e precisamos dar conta dela. (Na quinta-feira) Vi o jogo do Botafogo, que foi vaiado pela própria torcida (na derrota por 2 a 1 para o lanterna Atlético-GO). Futebol é assim mesmo, quando você sonha, não quer saber de pesadelo. Um ano nunca é igual a outro e temos de estar preparados. O ano foi bom e temos de estar atentos para ser melhores ainda”, argumenta Mano.

MAIS TESTES


A exemplo do que ocorreu no jogo com o Avaí, semana passada, o treinador continua testando atletas. A principal novidade hoje será a presença do lateral-esquerdo Bryan como titular no lugar de Diogo Barbosa, que acertou transferência para o Palmeiras.

“Estou preparado e creio que tenho potencial, por isso estou no Cruzeiro. Claro que tenho de dar um algo a mais. O Diogo Barbosa fez uma grande temporada, se destacou no nosso grupo, na Copa do Brasil com o título, e agora, na saída dele, fica a minha responsabilidade de dar sequência e fazer o meu melhor”, afirma Bryan, que encara a partida desta tarde e as duas últimas do ano como verdadeiras finais.

“Estes três jogos serão definitivos. Vou dar o meu máximo e buscar agarrar mais uma oportunidade, para iniciar 2018, ano de muitas competições, como titular.”

Vitória x Cruzeiro

Vitória: Fernando Miguel; Patric, Kanu, Wallace e Geferson; Uillian Correia, Fillipe Souto, José Welison, Yago e David; Tréllez Técnico: Vágner Mancini

Cruzeiro:
Fábio; Rafael Galhardo, Leo, Murilo e BRyan; Henrique, Lucas Romero, Rafinha, De Arrascaeta e Alisson; Jonata Técnico: Mano Menezes

36ª rodada do Campeonato Brasileiro
Estádio: Barradão
Horário: 17h
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP)
Cruzeirenses pendurados: Diogo Barbosa, Ezequiel, Hudson, Leo, Lennon, Rafael Sobis, Raniel e Sassá