Cruzeiro

CRUZEIRO

Cruzeiro +41: Libertadores de 2018 já tem 42 clubes classificados; veja lista atualizada

Confrontos das fases iniciais e grupos serão conhecidos em 20 de dezembro

postado em 10/12/2017 16:35 / atualizado em 11/12/2017 08:16

O Cruzeiro voltará a disputar a Copa Libertadores da América em 2018. A competição é uma das preferidas do torcedor celeste, que já teve o gostinho especial de ficar com a taça em duas oportunidades, em 1976 e em 1997.

Além da Raposa, outros 41 clubes já estão confirmados na competição, que começa em janeiro. Como campeão da Copa do Brasil, o Cruzeiro só entra na fase de grupos, marcada para o fim de fevereiro. Os classificados para as oitavas de final da competição internacional devem ser conhecidos em meados de maio, quando acaba o período de grupos.

Nessa semana, quatro clubes garantiram vaga na competição. Além do Millonarios, da Colômbia, asseguraram espaço na principal competição da América do Sul o Colo Colo, do Chile, o Deportivo Lara, da Venezuela, e o Macará, do Equador.

O sorteio dos grupos da Libertadores e dos confrontos da primeira e segunda fases será realizado em 20 de dezembro, na sede da Conmebol, no Paraguai. 

Veja como está a situação em cada país:

BRASIL

Seis clubes brasileiros já estão garantidos na fase de grupos da Libertadores de 2018. O Grêmio, campeão do torneio continental nesta temporada; o Corinthians, campeão do Campeonato Brasileiro; o Cruzeiro, que venceu a Copa do Brasil e Palmeiras, Santos e Flamengo por conta de suas colocações na Série A. 

O Vasco, garantido pelo menos na segunda fase, aguarda o resultado da Copa Sul-Americana. Se o Flamengo bater o Independiente, a equipe da Colina vai direto para os grupos. A Chapecoense é outro brasileiro garantido na segunda fase. Em caso de vitória do rubro-negro, o Atlético, 9º do Brasileiro, ganhará vaga na segunda fase da Libertadores. 

ARGENTINA

Os seis clubes argentinos na Libertadores de 2018 já estão definidos. São eles Boca Juniors (fase de grupos), River Plate (fase de grupos), Atlético Tucumán (fase de grupos), Estudiantes (fase de grupos), Racing (fase de grupos), Banfield (segunda fase).

O país portenho ainda poderá ficar com mais uma vaga caso o Independiente conquiste a Copa Sul-Americana em duelo diante do Flamengo. No duelo de ida, na Argentina, os donos da casa venceram por 2 a 1. O grande campeão será conhecido nesta quarta-feira, dia 13 de dezembro, em jogo no Maracanã.

BOLÍVIA

Os tradicionais The Strongest e Bolívar são os dois clubes da Bolívia certos na Libertadores de 2018. O Strongest venceu o Apertura 2016 e o Bolívar conquistou o Apertura 2017. O maior pontuador da temporada (entra na primeira fase) e o campeão do Clausura (entra na segunda fase) ficam com as duas últimas vagas. 

Com seis pontos de vantagem na tabela, o Bolívar deve ficar com a taça do Clausura mais uma vez. O Strongest, na segunda posição, tem quatro pontos de vantagem para a terceira colocação, que está em disputa aberta. Jorge Wilstermann (33 pontos), San José (33 pontos), Blooming (30 pontos) são os principais postulantes. 

CHILE

O Chile já tem três representantes definidos: Universidad de Chile e Colo Colo, garantidos na fase de grupos, e o Santiago Wanderers, que entrará na Libertadores na segunda fase do torneio. La U foi campeã do Torneio Clausura de 2017 e o Colo Colo venceu o Torneio Transición, também em 2017, nesse sábado. O Wanderers venceu a Copa Chile nesta temporada. 

A quarta vaga do Chile sai de um duelo de vices dos últimos torneios nacionais. Esse quarto clube estará classificado para a segunda fase da Libertadores. 

COLÔMBIA

O Atlético Nacional e o Junior Barranquilla são os garantidos da Colômbia na Libertadores. O Nacional é o atual campeão do Torneio Apertura 2017 e já está confirmado na fase de grupos. O Junior ficou com a taça da Copa da Colômbia da temporada ao bater o Independiente Medellín na final e entrará na fase de grupos. 

As últimas vagas ficam com o vencedor do Torneio Finalización 2017 – um espaço na fase de grupos – e o melhor colocado na tabela geral da temporada – vaga garantida na segunda fase. O Millonarios já é dono da melhor colocação na tabela geral, mas pode levar o Finalización e avançar diretamente para a fase de grupos. Ou seja, é mais um garantido na competição.    

EQUADOR

O Delfín e o Emelec já estão garantidos na fase de grupos da Libertadores de 2018. O Independiente del Valle, vice-campeão da competição continental na última temporada, já tem lugar assegurado na segunda fase do torneio. A última vaga do país foi definida esse sábado. O modesto Macará bateu o Barcelona de Guayaquil por 1 a 0 e garantiu participação na primeira fase da Libertadores com a 4ª melhor pontuação na temporada 2017. 

PARAGUAI

Libertad (fase de grupos), Olímpia, Cerro Porteño e Guarani (segunda fase) serão os representantes do Paraguai na Copa Libertadores de 2018. O Libertad é o atual campeão do Torneio Apertura 2017. Olímpia e Cerro Porteño brigam pelo título do Campeonato Paraguaio. O campeão vai para a fase de grupos, e o vice, para a primeira fase.

PERU

Alianza Lima e Real Garcilaso estão garantidos na fase de grupos da Libertadores de 2018. O primeiro venceu o Torneio Descentralizado 2017, enquanto o segundo foi vice-campeão do mesmo torneio. O Melgar, campeão do torneio de Verão, garantiu vaga na segunda fase do torneio continental. Pela colocação no Descentralizado, o Universitário ficou com a vaga na primeira fase da Libertadores. 

URUGUAI

O Defensor foi o campeão do Apertura, e o Nacional ficou com o Torneio Intermedio. O Peñarol venceu Clausura. O campeão uruguaio será conhecido de um embate entre o maior pontuador da temporada (Defensor, Nacional ou Peñarol) e o vencedor de uma partida entre os campeões do Apertura e do Clausura. Certo é que Defensor, Nacional e Peñarol já estão garantidos na Libertadores. O Montevideo Wanderers ficou com a última vaga do Uruguai. 

VENEZUELA

O último clube venezuelano que se garantiu na próxima Libertadores foi conhecido nesse sábado. Carabobo, Deportivo Táchira e Monagas já tinham vagas garantidas no torneio continental. O primeiro clube ficou em primeiro na pontuação geral na temporada, com o Táchira em segundo. Já o Monagas foi o campeão do Torneio Apertura 2017. A vaga final foi garantida pelo Deportivo Lara, que levantou o troféu do Clausura depois de vencer o Mineros de Guayana – 1 a 0 no tempo normal e 4 a 3 nos pênaltis.

Tags: cruzeiro libertadores2018 gremiors flamengorj corinthianssp santossp